Animais que estão em extinção

Ao longo da existência da humanidade, muitos animais que compõe o meio ambiente, tiveram suas espécies exterminadas por causa da poluição atmosférica, dos rios e nascentes, da degradação da mata, bem como a exploração, a caça e o tráfico de inúmeros tipos de animais. Esses são os fatores predominantes para a grande extinção visivelmente observada nos dias atuais.

Todas as espécies de seres vivos, sejam animais ou vegetais, são fundamentais para o ambiente, a sua ausência pode acarretar consequências bastante prejudiciais, tanto para as outras espécies quanto para o próprio homem. A falta de consciência, respeito e responsabilidade que parte da humanidade possui, está sendo determinante para o desaparecimento de milhares de animais da face da terra.

Milhares de outras espécies estão ameaçadas de extinção em todo o mundo

Apesar de o processo da extinção ser considerado como algo natural que irá acontecer com determinadas espécies, como aconteceu a cerca de 3 bilhões de anos atrás, o que ficou após esse período extinguiram-se mais rapidamente devido as ações citadas anteriormente. A extinção de determinadas espécies acabam gerado desequilíbrios ecológicos, e incontáveis perturbações de curto, médio e longo prazo, abalando todo os ecossistemas naturais.

Somente no Brasil, segundo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), existe atualmente um total de 130 espécies e subespécies ameaçadas de extinção, desde insetos, invertebrados terrestres, como aranhas, minhocas, além de mais 300 espécies animais. Os atos que provocam a extinção ainda continuam ameaçando aproximadamente mais de 900 outras espécies existentes.
Confira a lista de animais em extinção no Brasil:

  • Cervo-do-pantanal

Cervo-do-pantanal – alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada;

  • Onça-pintada

Onça-pintada – caça indiscriminada atrás de sua pele para o mercado internacional.

  • Mono-carvoeiro


Mono-carvoeiro – maior macaco do país originário da Mata Atlântica.

  • Pica-pau-de-cara-amarela

Pica-pau-de-cara-amarela – caça predatória por causa da beleza de suas penas.

  • Ararinha-azul

Ararinha-azul – muita caçada por causa de sua plumagem rara e bela.

  • Mutum-do-nordeste

Mutum-do-nordeste – ave bastante bonita que chama atenção por sua estrutura particular.

  • Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado – animal também muito dotado de beleza natural dos pelos.

  • Tartaruga-de-couro

Tartaruga-de-couro – é caçada por causa de sua carne e de seus ovos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.