DicasFree.com » História » William Shakespeare biografia resumida obras e sua história

William Shakespeare biografia resumida obras e sua história

William Shakespeare foi um dos escritores mais famosos do mundo, tendo várias de suas obras como referência para hoje. Saiba mais sobre a história desse grande literato.

     

William Shakespeare é com certeza uma das maiores figuras da literatura e da dramaturgia. Suas obras o consagraram de várias formas e até hoje servem de referência para todo o profissional que pretenda seguir uma das carreiras que esse grande poeta criativo teve.

Biografia

Nascido em Stratford-Avon no ano de 1564, o inglês Shakespeare desde cedo demonstrava grande interessa na área cultural, pela escrita e arte. Seus estudos se centraram principalmente nessa área, o que fez com que jovem, ainda com 18 se mudasse para Londres para seguir carreira.

Shakespeare

Shakespeare

Já nessa época, o jovem William havia composto cerca de 150 sonetos, os quais grande parte são considerados os mais lindos de seu século e de toda a história ocidental. Chamando atenção principalmente na dramaturgia, Shakespeare consegue entrar para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain e a escrever suas peças teatrais.

O contexto histórico de uma Inglaterra reinada pela poderosa Elizabeth I convinha para todo o desenvolvimento cultural induzido pelas peças de William.

O país vivia em tempos de ouro e riqueza, o que facilitou bastante a inserção de novas ideias e histórias no palco. Shakespeare era conhecido por misturar os mais diversos elementos de drama, tragédia e comédia em suas obras, causando uma grande combinação de sentimentos e efeitos nos que assistiam.

Após uma grande carreira, o já mais debilitado William retorna a sua cidade natal Stratford, onde compõe a sua última obra batizada de A Tempestade. No ano de 1916, falece.

Obras marcantes

Várias obras que levaram o seu nome foram de grande importância para a história da Inglaterra, como também para a história do mundo ocidental. As comédias O Mercador de Veneza, A Comédia dos Erros, Sonho de uma Noite de Verão, A Tempestade, Conto de Inverno são grandes exemplos.

Para fora das comédias, as tragédias de Shakespeare também são consideradas as mais icônicas do período. Romeu e Julieta, Hamlet, O Rei de Lear, Antônio e Cleópatra, Júlio Cesar, Macbeth marcaram gerações, como também os dramas históricos de Henrique VIII e Ricardo III.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?