DicasFree.com » Biologia » Vitaminas: A, B, C, D e K

Vitaminas: A, B, C, D e K

As vitaminas A – B – C – D – K são essenciais para nosso corpo e contribuem para o melhor funcionamento do organismo humano. Saiba mais sobre essas vitaminas.

     

As vitaminas possuem papéis distintos e importantes no correto funcionamento do corpo humano. Como não conseguimos sintetiza-las, necessitamos adquiri-las no meio ambiente, por meio da ingestão de diferentes alimentos.

As principais vitaminas são as vitaminas A, os complexos de vitaminas B, C, D, E e K, as quais podem ser facilmente encontradas em nossa dieta. Confira abaixo os alimentos que possuem cada uma delas e também as funções desempenhadas em nosso corpo.

As vitaminas podem ser encontradas nos alimentos mais comuns de nossa dieta.

As vitaminas podem ser encontradas nos alimentos mais comuns de nossa dieta.

Vitamina A

A Vitamina A auxilia na formação do tecido ósseo, nas funções da retina ocular e na manutenção da pele humana. A carência dessa vitamina pode acarretar na formação de cálculos renais, na diminuição dos glóbulos vermelhos, no aspecto seco da pele e em problemas relacionados a visão.

Pode ser encontrada principalmente em raízes como a cenoura e no fígado de aves e demais animais.

Vitaminas no complexo B

Vitamina B1 – encontrada no levedo de cerveja, carne vermelha, verduras e cereais. Atua no metabolismo energético do corpo humano.

Vitamina B2 – encontrada em diversos tipos de carne, nas verduras e no leite. Atua no sistema nervoso e nos processos enzimáticos.

Vitamina B5 – pode ser encontrada no milho, nos cogumelos, em ovos, leite e vegetais. Atua no metabolismo dos açúcares, das gorduras e proteínas.

Vitamina B6 – encontrada nos diversos tipos de carnes, cereais e também nas frutas. Atua no processo de crescimento, na produção hormonal e no metabolismo das proteínas.

Vitamina B12 – encontrada em fígados animais e demais carnes. Atua na multiplicação e renovação celular e na formação de hemácias.

Vitamina C

A Vitamina C é responsável pela absorvição mais rápida e efetiva do ferro pelo organismo humano, além de fortalecer o sistema imunológico. A falta dessa vitamina pode resultar numa doença chamada escorbuto. Pode ser encontrada na laranja, Kiwi, limão, abacaxi, manga, brócolis e outros similares.

Vitamina D

A Vitamina D é essencial para a manutenção do cálcio no sangue e também nos ossos, prevenindo problemas como a osteoporose e o raquitismo. Pode ser encontrada nos óleos de peixe, nas gemas dos ovos e em fígados animais.

Vitamina E

A Vitamina E é um importante aliado na atuação antioxidante do organismo. A carência dessa vitamina pode resultar em problemas na visão e problemas neurológicos. Pode ser encontrada no azeite, nas verduras e vegetais.

Vitamina K

A vitamina K também previne a osteoporose e é de fundamental importância para a coagulação do sangue. A carência dessa vitamina pode facilitar o surgimento de hemorragias e dificultar os processos de coagulação. Pode ser encontrada nos fígados animais, em folhas de coloração verde e no abacate.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?