DicasFree.com » Escolar » Vidal De La Blache e a geografia humana resumo

Vidal De La Blache e a geografia humana resumo

Vidal de La Blache é com certeza um dos nomes mais importantes da área da Geografia humana. Saiba um pouco mais dessa fugira histórica e suas contribuições científicas.

     

A Geografia é uma das áreas científicas mais abrangentes que um estudante pode escolher. Compreendendo desde as formações químicas das rochas até as relações humanas na sociedade, política, trabalho, entre outros, essa disciplina alcança os níveis humanos e exatos de forma louvável e harmoniosa.

Como em qualquer outra área, a geografia possui seus grandes nomes que mudaram os conceitos de estudo, método e interpretação dos objetos. Um desses grandes nomes é, sem sombra de dúvidas, Vidal de La Blache, um geógrafo francês que remodelou grande parte do saber geográfico.

La Blache

Vidal de La Blache desde cedo, esteve em contato com os saberes científicos e demais ideias brilhantes nos campos universitários. Nascido na França em 1845, La Blache encontrava-se num país que já havia passado por sua revolução mais importante e saído das garras do totalitarismo napoleônico.

La Blache

La Blache

Como país de grande concentração de ideias, é de se esperar que os ambientes universitários franceses abrigassem espaço para inovações e debates epistemológicos. La Blache, filho de inspetor acadêmico, estava constantemente em contato com esse tipo de atividade universitária.

Graduou-se em geografia e logo ganhou oportunidades de trabalho na Itália, Egito e outros lugares. Nessas ocasiões, estudou arqueologia grega por cerca de três anos, fato que o incentivou a trabalhar em seu doutorado, o qual foi bem sucedido com uma dissertação sobre História Antiga.

Foi o fundador da importante Escola Francesa de Geografia, além de estar envolvido com a fundação da Annales Geographie, corrente geográfica que da mesma forma que a corrente dos Annales na historiografia, atribuiu novas ideias, conceitos e contribuições ao método científico.

Contribuição de Vidal De La Blache

Suas principais contribuições no campo das idéias se referem a formação do Estado e administração dos recursos humanos e naturais de seu território. Para La Blache, o Estado teria toda a autoridade para interferir em seus recursos naturais e modifica-los para o seu desenvolvimento.

Todos os obstáculos naturais poderiam ser vencidos pelo Estado com o objetivo da melhoria de vida de sua nação em todos os aspectos. Essa corrente procurou se aprofundar nitidamente no estudo no homem e sua relação para com o meio ambiente natural.

La Blache veio a falecer nove anos depois de aposentar-se na Universidade de Paris, último local onde lecionou, no dia 5 de abri de 1918.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?