DicasFree.com » Português » Viajem ou viagem

Viajem ou viagem

Se você sempre fica em dúvida, como escrever corretamente as palavras viajem e viagem e como empregá-las. Acompanhe este artigo e saiba mais.

     

Viajem ou viagem?

Muitas pessoas confundem diretamente qual a maneira de escrever tanto uma palavra quanto a outra. Embora sejam “iguais”, elas devem ser usadas para finalidades diferentes. Tanto VIAGEM quanto VIAJEM, são palavras corretas que estão dentro da gramática da língua portuguesa.

O que realmente definirá realmente em que ponto usá-la, será a frase de forma geral. Explicaremos a seguir quais as características de cada palavra e como elas devem ser empregadas, sejam essas em textos, frases, orações ou qualquer outra junção feita com adjetivos, substantivos ou verbos.

viagem ou viajem.

Viajem

Quando a palavra é escrita com a letra J, ela é derivada do verbo “viajar”. Esse é usado para o passeio em si, quando se fala de viajar se está se tratando do ato. Por exemplo, ao dizer uma frase com a palavra viajem, usando a letra J, ela se emprega da seguinte maneira:

“Ainda que eles viajem para muito longe, terão trabalho a fazer.”

Nesse sentido, está evidenciando o verbo em si, portanto o ato de viajar.

Viagem

Quando a palavra é escrita com a letra G, ela está necessariamente falando ainda do ato de viajar, só que sendo usada como substantivo propriamente. Por isso, quando se usa VIAGEM, está somente relatando um acontecimento, derivado exclusivamente do verbo. Exemplo:

“Eu fiz uma viagem incrível.”

A palavra pode se empregar em várias situações que envolvam o ato de viajar. Por isso, é necessário a atenção na hora de escrevê-las. O que irá definir corretamente quando estão empregadas de maneira correta, é a frase em si e não a palavra.

Conjugação do verbo viajar

Presente do indicativo

  • Eu – viajo
  • Tu – viajas 
  • Ele – viaja
  • Nós – viajamos 
  • Vós – viajais 
  • Eles- viajam

Por fim, não existe incorreto. Os dois são completamente corretos, basta saber empregar corretamente o verbo (escrito com J) e o substantivo (escrito com G).

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?