DicasFree.com » Variados » Veja quem pode celebrar casamento religioso com efeito civil

Veja quem pode celebrar casamento religioso com efeito civil

Para saber mais informações sobre o casamento religioso com efeito civil, acompanhe este artigo e fique por dentro do assunto.

     

Casamento Religioso com efeito Civil

O casamento religioso e com efeito civil, possui a mesma garantia de qualquer um realizado em cartório. Os processos mudaram com o passar do tempo, pois geralmente o casamento no religioso não servia, pois não era documentado. Por isso, o casal deveria fazer duas cerimônias, uma religiosa e outra civil.

Para resolver esse problema, o agradável foi unido ao obrigatório. Qualquer padre, rabino ou pastor pode celebrar o casamento, contudo esse deve ser feito em um local público com a presença de testemunhas como padrinhos, madrinhas e os pais de ambos os noivos.

O Casamento Religioso com efeito Civil pode ser feito por padres, pastores e rabinos

Casamento Religioso com efeito Civil (Foto: Reprodução)

 Procedimentos

Ao término da reunião, os noivos recebem uma espécie de Termo de Casamento que deverá ser levado á um cartório em menos de 90 dias depois da cerimônia. Se este documento não chegar até o cartório no limite estipulado pela justiça, automaticamente os noivos continuaram solteiros.

Pela Lei, eles não terão aval para compartilhar da compra de imóveis ou fazer qualquer outro tipo de trâmite governamental. Quando isso ocorre, é necessário que seja dado um novo processo de regularização do casamento. Como não será feito uma nova cerimônia, o casal deve se dirigir á um cartório e realizar o casamento no civil. Da mesma maneira, a regulamentação tem que ser feita em 30 dias.

Onde posso me casar?

Em qualquer lugar do Brasil é possível realizar o casamento religioso com efeito civil. Não há burocracia, você só precisa se dirigir á um cartório e pedir as devidas informações sobre os processos a seguir. O primeiro documento emitido é a certidão de habilitação e logo depois o Termo de Casamento Religioso com efeito Civil.

A Certidão de Habilitação declara que os noivos estão livres para se unirem de maneira civil e o Termo de Casamento é o documento assinado pelos padrinhos, líderes religiosos e noivos. Com esse, eles terão direito a Certidão de Casamento Civil.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?