DicasFree.com » História » Veja qual foi o primeiro Presidente do Brasil

Veja qual foi o primeiro Presidente do Brasil

No poder legislativo já se passaram cerca de 36 presidentes. Cada um desenvolveu um papel no poder, alguns terminaram seu mandato e até se reelegeram, outros porém, tiveram impeachment. O primeiro deles foi Deodoro da Fonseca, clique aqui para saber mais!

     

1° Presidente do Brasil

O Brasil alcançou muitas vitórias ao longo do tempo. Uma das maiores foi a inclusão de presidentes que representam o povo, dando fim a monarquia. Precisamente, o primeiro Presidente do Brasil foi Deodoro da Fonseca. Ele esteve sob o poder no ano de 1889, sendo eleito dia 15 de Novembro.

Com apenas dois anos de mandato, quem assumiu o seu lugar foi  Floriano Peixoto, dia 23 de novembro de 1891. Esse por sua vez, teve um ano a mais que Deodoro, e logo cedeu lugar ao terceiro presidente da república Prudente de Morais em 1894 e esse perdurou no poder seguidos quatro anos.

A partir de então, criou-se a regra de que um mandato duraria 4 anos. No caso de presidentes que conseguem se reeleger, esses tem um tempo de 8 anos para fazer algo pelo país. Depois disso, é terminado o tempo, podendo se reeleger 4 anos depois, onde também poderá tentar reeleição, para mandado de 8 anos.

Não existe registros na história de que houve um presidente capaz de se candidatar tantas vezes ou até mesmo se reeleger. É necessário que o currículo do candidato seja aprovado diversas vezes pelo povo, esse necessita vencer a mídia, as ofensas e tudo que for lançado contra ele.

Marechal Deodoro da Fonseca

Em dados exatos, Deodoro teve sua eleição garantida no dia 15 de novembro de 1889 e perdurou nesse mesmo poder até dia  26 de fevereiro de 1891. Seu mandato fora tão pequeno, devido a sua qualificação como apenas Chefe de Governo Provisório. Ou seja, ele ocuparia o poder até que o Governo encontrasse um substituto a altura.

Marechal Deodoro foi o primeiro presidente que se tem registro do Brasil

Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da república.
(Foto: Reprodução)

Não era necessariamente para entrar na lista de presidentes brasileiros, contudo desenvolveu um bom trabalho e algum tempo depois se tornou oficialmente Presidente da Republica, tendo assim o merecimento de ser considerado o primeiro presidente brasileiro. O que a história conta, é que em determinado período do seu governo, Deodoro se sentiu ameaçado.

Segundo fontes, ele estava amedrontado com o quê inimigos poderiam fazer. Com algumas ameaças de morte, seguidas de ataques De susto, o então presidente decidiu desistir do poder legislativo. Mas não se desapegou por completo da política, contudo durante a Revolta da Armada desistiu também desse caminho, forçadamente.

Logo após esse período, no dia seguinte houve então a posse do vice, Floriano Peixoto. Esse ficou no poder por cerca de 3 anos e também teve seus eventuais projetos interrompidos. Depois disso, mais 24 presidentes já estiveram a frente do Brasil, e hoje temos a primeira mulher eleita da história, Dilma Roussef.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?