DicasFree.com » Doença » Veja qual anomalia é provocada pela deficiência de ferro

Veja qual anomalia é provocada pela deficiência de ferro

A anemia é uma doença causada pela falta de ferro no sangue. Ela atinge não só adultos, mas também crianças e gestantes. Para mais informações, confira o artigo e acompanhe suas principais características.

     

Deficiência de ferro

O nome da anomalia causada pela deficiência de ferro é Anemia. Existe uma quantidade correta de hemoglobina no sangue responsável por nos manter saudável. Quando este nível está abaixo do esperado é possível que haja o desenvolvimento da anemia. A falta de ferro encontrada no sangue traz muito efeitos e problemas.

Os casos encontrados de anemia comprovam que cerca de 90% de todos eles são causados pela falta de ferro e nutrientes necessárias para o manter saudável. A carência dos nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas pode causar diretamente anemia em graus elevados. É necessário o tratamento.

Anemia

Além de ser uma doença gravíssima, a anemia, quando não tratada, pode levar a morte. A falta do consumo de alimentos ricos em nutrientes, é uma das principais causas do problema. Os sintomas são variados, e estão geralmente ligados a fraqueza e tonturas frequentes.

Causas

A insuficiência de ferro tem como anomalia, a anemia

Insuficiência de ferro no sangue (Foto: Reprodução)

Dieta inadequada 

Absorção pobre de ferro 

Doença inflamatória (no intestino) 

Espru celíaco 

Perda crônica de sangue

● Períodos menstruais anormais 

 Sangramento na urina 

 Doação excessiva de sangue 

Verminose

Sintomas

● Fadiga

● Falta de apetite

 Palidez de pele

● Mucosas 

● Falta de disposição

● Dificuldade de aprendizagem 

● Apatia

Tratamento

Para ter certeza de que o paciente está com deficiência de nutrientes, é necessário alguns exames laboratoriais. O nível de hemoglobina no sangue, só pode ser dado com precisão através desses exames. Os casos comuns da doença, ocorrem em crianças e gestantes, onde os níveis estão abaixo de 11,0 g/dl.

O tratamento é feito a partir de dietas ricas em reposição de ferro. Os alimentos de origem animal e vegetal, são os que mais apresentam riqueza em nutrientes. Existem alguns medicamentos que também podem oferecer uma boa quantidade de ferro, como por exemplo os suplementos.

Peça orientações ao seu médico e mantenha a alimentação rica em fibras, proteínas e vitaminas. Um médico especialista poderá indicar todos os tratamentos necessários para o seu caso, considerando que cada estágio da doença deve ser tratado de forma única, fique atento.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?