DicasFree.com » Português » Ver ou vê

Ver ou vê

Confira nesse artigo qual a forma correta de contextualizar as palavras “ver” e “vê” e saiba qual a diferenciação do verbo geral para a sua conjugação.

     

Diversas palavras da língua portuguesa tem a sonoridade e a escrita muito parecidas, mas possuem significados diferentes e por isso, são destinadas a conceitos singulares e não amplos como muitos pensam. A ortografia é muito importante nesse caso pois cada palavra expressa um sentido, mesmo sendo imitantes entre si.

Os verbos “ver” e “vê” dizem respeito a uma mesma ação, mas a sua acentuação modifica o sentido em que cada uma deve ser empregada.

O verbo “ver” é no seu geral, caracterizado como uma forma infinita, mas quando conjugado na 3° pessoa do singular, é necessário que seja acrescentado o acento circunflexico e retire o “R”.

Em casos de verbos infinitivos, o “ver” funcionará como parte principal da locução verbal por causa da terminação em “R”, isto é, fará com que apenas eles mesmo expresse diversos verbos em uma única palavra.

Mas quando o acento é colocado, e o verbo se torna “vê”, corresponde apenas a uma parte simples da oração, pois o mesmo se flexiona para se encaixar no contexto.

Conjugação do verbo “ver”

1° pessoa do singular: Eu vejo

2° pessoa do singular: Tu vês

3° pessoa do singular: Ele/Ela vê

1° pessoa do plural: Nós vemos

2° pessoa do plural: Vós vedes

3°pessoa do plural: Eles/Elas vêem

Muitas vezes nos colocamos em situação de dúvida em relação a acentuação das palavras. Nesse caso, sempre que o verbo “ver” estiver em 3° pessoa do singular, ele sempre irá possuir acentuação, sua escrita correta em ortografia é “vêr” e não “ver”.

Exemplos

  • “Ele ainda ve o amor do amigo.” (Forma errada)
  • “Ele ainda vê o amor do amigo.” (Forma correta)
  • “O moço ainda ve os olhos verder da sua garota no mais belo luar!” (Forma errada)
  • “O moço ainda vê os olhos verdes da sua garota no mais belo luar!” (Forma correta)

Dica

Sempre que surgir qualquer dúvida sobre a escrita de um verbo, conjugue-o, assim será mais fácil lembrar as regras e escrever a palavra de forma correta.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?