DicasFree.com » Gravidez » Vantagens do parto normal

Vantagens do parto normal

O parto normal é considerado a melhor maneira de ter um filho. Confira as vantagens e benefícios do parto normal ler este interessante artigo aqui no Dicas Free.

     

Dar a luz pode ser um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. Depois de nove meses de muita luta para manter-se saudável juntamente ao bebê, finalmente o momento mais esperado acontece e a mãe tem a chance de ver, pela primeira vez, seu filho apresentado ao mundo.

Esse momento, apesar de muito aguardado pelos pais, pode ser também um momento de muita preocupação da mãe e também muito doloroso. Para evitar o trabalho de parto, muitas mulheres brasileiras estão preferindo o método da cesariana para terem seus filhos. Mesmo sendo um método mais rápido, a cesariana impede que a mulher e o bebê tenham os muitos benefícios em relação ao parto normal.

Benefícios do parto normal

Confira as vantagens do parto normal (foto: reprodução)

Confira as vantagens do parto normal (Foto: Reprodução)

Uma coisa é certa: o parto normal vai doer. Porém, atualmente a medicina nos permite driblar o problema da dor com medicamentos anestésicos. Outros métodos como banho de imersão, massagens e acupunturas também podem ser utilizados para aliviar a dor. Sendo assim, pode-se ter um parto normal sem muitas complicações desde que acompanhado com o obstetra (durante a gravidez).

Existem muitos benefícios em um parto normal. O primeiro que podemos citar é a maior proximidade sentimental tanto da mãe para o bebê, como do bebê à mãe. Todo o contato e o tempo de duração do parto faz com que o bebê não estranhe um contato posterior e possa ser colocado ao lado da mãe sem nenhum problema logo depois que nasce.

O parto normal garante um recuperação pós parto melhor e mais rápida, além de exigir bem menos tempo de internação hospitalar. O útero da mulher volta ao tamanho normal mais rapidamente, a mãe e o bebê correm menos risco de infecção e ainda favorece o processo de produção do leite materno. Não menos importante, o parto normal é mais econômico que uma cesariana.

Após o parto normal, o bebê sentirá menos incômodo respiratório, tento em vista que as contrações no canal vaginal ajudam a expelir o líquido dos pulmões do pequeno. As alterações hormonais durante o parto beneficiam o bebê, fazendo com que ele seja mais responsivo depois do parto. Quando ambos estão saudáveis, mãe e filho podem permanecer mais tempos juntos, tendo em vista que o bebê não precisará ficar muito tempo em observação.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?