DicasFree.com » Variados » Valor da multa de trânsito sem cinto de segurança

Valor da multa de trânsito sem cinto de segurança

Se você também está procurando por mais informações sobre multa, por não usar o cinto de segurança, acompanhe este artigo. Fique por dentro também sobre a aplicação dos pontos na carteira de habilitação!

     

Segundo as leis de trânsito o uso do cinto de segurança é totalmente obrigatório. Ele é quem protege o passageiro em eventuais acidentes automobilísticos,  permitindo que danos maiores não sejam causados. Depois de ver que somente a conscientização não era suficiente para fazer com que uma pessoa utilize o equipamento, surgiu então a multa de trânsito acarretada a todos os motoristas que não respeitam a lei.

Todos os órgãos de trânsito do país estão empenhados em acabar de vez com o problema. Hoje a fiscalização é intensa, fazendo com que a multa para quem descumpre tais regras esteja em R$127,00. Além disso, a pontuação na carteira está para 5 pontos. É válido ressaltar que a multa não se aplica somente ao motorista que estiver sem cinto, passageiros e principalmente crianças que não estiverem utilizado o meio de segurança, acabam por trazer multas a quem conduz o veículo.

O mesmo caso se aplica a todas as crianças que porventura estiverem sentadas na frente e tendo menos 10 anos. Especificamente há três categorias de infrações da qual dependerão os valores das multas, essas estão em:

O uso do cinto de segurança é indispensável.

Cinto de segurança (Foto: Reprodução)

  • Leves
  • Médias
  • Graves

Também é interessante denotar que as multas podem apresentar valores diferentes de acordo com o estado. É possível que o Detran modifique suas normas com relação aos estados diferentes, exatamente por esse motivo o valor citado acima não pode ser considerado para todos os lugares do país. Procure pelo Detran de sua cidade e se informe, ou até mesmo pelo site oficial de cada estado. Basta procurar por “www.detran.(sigla do estado).gov.br”.

É muito importante que você, motorista, tenha consciência da importância da utilização do cinto de segurança, além de colocar em risca a integridade física, tais multas podem acarretar na perda do veículo. É importante que o motorista tenha respeito pela própria vida e também as dos passageiros e pedestres. Não aceite a falta o uso do cinto em seu carro.

Alguns médicos orientam o uso do cinto para evitar graves lesões em acidentes. A não utilização do cinto pode levar até a morte. Não permita que a sua vida seja interrompida por um descuido! Use cinto de segurança!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?