DicasFree.com » Curiosidades » Vacina da gripe pode causar gripe

Vacina da gripe pode causar gripe

As vacinas tem como objetivo estimular que o corpo produza os anticorpos necessários e específicos para combater e ficar imune a determinada doença. Entenda se é possível contrair a doença invés de imunizar-se.

     

As vacinas foram uma das maiores revoluções científicas na medicina mundial. Isso porque, pela primeira vez o homem pôde dar um jeito de anteceder a cura de alguma doença ou epidemia antes mesmo de contraí-la.

Com isso, grande parte das doenças que afetavam as pessoas normalmente e diminuía sua expectativa de vida quase desapareceram no mundo. Para que isso fosse possível, as vacinas começaram a ser aplicadas até mesmo em bebês após o nascimento, fato que proporcionou a diminuição  da mortalidade infantil.

Influenza - gripe

Influenza – gripe

Atualmente, para vários tipos de doenças como a hepatite, sarampo, raiva, poliomielite,  entre outras já possuem suas vacinas que podem (e em alguns casos é obrigatório) ser aplicadas em qualquer pessoa. Até mesmo a gripe, doença comum que afeta os seres humanos pode ser prevenida pelas vacinas.

Pode-se contrair gripe (influenza) com a vacina?

As vacinas são em base, uma pequena parte do causador da doença que é inserida no corpo do indivíduo. Dessa forma, o organismo pode criar anticorpos específicos para combate-la em um cenário controlado e teoricamente sem chances de adquirir a doença.

No caso da gripe, o princípio utilizado é o mesmo. Na vacina, são contidos pedaços do vírus influenza ou dependendo do tipo da vacina, até vírus desativados ou mortos da gripe. Todo esse material não proporciona risco algum ao paciente, visto que não existe possibilidade de ação viral.

Os boatos sobre essa possibilidade ser verídica podem ter surgido devido a facilidade de se contrair gripe durante a época da vacinação, ou até mesmo de pegar um resfriado, comumente confundido com a ação da influenza.

Portanto, quem estava com dúvidas para com esse informação pode ficar tranquila. As vacinas contra gripe geralmente são disponibilizadas antes das épocas sazonais de inverno, onde o vírus atua com mais frequência, porém pode ser adquirida também em clínicas particulares.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?