DicasFree.com » Viagem » Vacina da febre amarela internacional

Vacina da febre amarela internacional

A vacina de febre amarela internacional é requisito obrigatório para viajar para alguns lugares do Brasil e do mundo. Saiba mais sobre esse procedimento, aqui no Dicas Free.

     

Desde que a aviação deu seus passos largos e os voos comerciais tornaram-se cada vez mais frequentes, viajar se tornou uma prática normal em toda parte do mundo. Inclusive no Brasil, que por motivos históricos ligados a aviação há diversas empresas aéreas e uma das maiores linhas de fabricação de aeronaves e centenas de aeroportos de todos os tipos.

Viajar no Brasil  é um grande prazer, pois há pontos turísticos e lugares espetaculares para serem visitados. Mas devido a enorme abrangência territorial e diversidade de biomas, algumas medidas devem ser tomadas e uma delas é a vacinação obrigatória contra a febre amarela. Esta deve ser ministrada antes de uma viagem

Detalhes sobre a vacina 

 A  vacina é de fundamental importância para a saúde de quem vai viajar. O que pode ser feito é providenciar a vacina e o certificado de validação internacional para evitar qualquer transtornos.

Certificado internacional emitido pela ANVISA

Certificado internacional emitido pela ANVISA (foto: reprodução)

Países como Brasil, Angola, Argentina, Colômbia, Equador, Nigéria, Senegal, entre outros, são apontados pela organização mundial de saúde como territórios propícios á transmissão da febre amarela e necessitam de um certificado de vacinação internacional para que as pessoas possam transitar entre estes países. Para ter acesso a lista completa dos países que necessitam desse pré-requisito, clique aqui.

É importante que não deixe de tomar a vacina de última hora, pois é provável que você seja barrado no aeroporto por estar fora do prazo de imunidade. Isso ocorre porque a vacina contra febre amarela só passa a valer depois de 10 dias após aplicada.

Como evitar transtornos?

Previna-se. A melhor maneira de não ser barrado em aeroportos é tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos quinze dias antes do embarque. A vacina contra febre amarela vale por 10 anos e isso significa que, ao toma-la uma vez, poderá viajar tranquilamente por 10 anos. Mas atenção, tem que estar com o certificado de vacinação internacional consigo.

Dirija-se ao posto de saúde mais próximo da sua casa. Com a carteira de identidade em mãos você será vacinado, estará imune a febre amarela e receberá gratuitamente o certificado internacional de vacina, dependendo do posto. Caso isso não seja possível no posto próximo á sua casa, guarde o certificado de vacinação contra febre amarela que você receber, mas sempre dão esse certificado.

Com esse certificado em mãos, você deve comparecer á um dos centros de atendimento da ANVISA. Para saber onde é o mais próximo de você, clique aqui. O certificado com validade internacional é emitido na mesma hora e também gratuitamente. Com esse certificado em mãos, você poderá viajar tranquilamente durante 10 anos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?