DicasFree.com » História » URSS Resumo, paises e formação

URSS Resumo, paises e formação

A antiga URSS foi de total importância para a construção do mundo em que hoje vivemos. Saiba o porque dessa participação essencial do grupo comunista no cenário internacional.

     

A URSS, conhecida também como União Soviética, foi um grande bloco econômico que reuniu a princípio cerca de 16 países, dando-a dimensões continentais no mapa do velho mundo. Essa grande união de repúblicas socialistas se iniciou com os processos de formação do estado russo, desde a primeira Revolução Russa em 1905.

Devido a forma de vida bastante feudal que ainda se mantinha na Rússia no século XX, o país era considerado atrasado em comparação com os demais países principalmente europeus. Com a construção de estradas, alguns polos de industrialização se assentaram em território russo, como em Moscou, por exemplo. Esse grande contraste fez com que a indignação popular se acentuasse contra os mandos do czar.

Simbolo militar da URSS

Simbolo militar da URSS

A Revolução Russa de 1917 daria fim aos tempos do czar, em detrimento principalmente das ações do Partido Bolchevique. As pretensões radicais do partido acabaram por fundar em 1922 a Unidão das Repúblicas Socialista Soviéticas. Inicialmente, a URSS tinha os países participantes: Rússia, Bielorrúsia, Ucrânia, Estônia, Lituânia, Transcaucásia, Moldávia, Georgia, Letônia, Azerbaijão, Armênia, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão, Cazaquistão e Tadjiquistão.

As crises capitalistas e a Segunda Guerra

O bloco comunista, por se diferenciar dos demais blocos existentes, experimentou um grande crescimento econômico. Por se tratar de uma nova forma econômica fundamentada em outras bases, as grandes crises capitalistas não afetaram a URSS como a Crise de 1929, por exemplo.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, as forças soviéticas eram uma das mais opositoras contra o Eixo. A URSS conseguiu fazer grandes investidas nos territórios alemães até chegar em Berlim, vencendo a guerra juntamente aos Estados Unidos e as forças aliadas.

O grande impasse dessa vitória foi que, diferente dos Estados Unidos, a URSS era comunista. A distância ideológica dos regimes políticos e econômicos gerou uma espécie de confronto sem conflito armado, o qual hoje chamamos de Guerra Fria. Esse conflito durou algumas décadas até 1991.

Apesar de não se enfrentarem diretamente., muitos conflitos envolvendo as ideologias comunistas e capitalistas foram patrocinados pelos dois grandes países representantes. Até hoje, alguns países como Cuba e China, ainda persistem no comunismo, mesmo que de forma diferenciada do que era empregado na antiga URSS.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?