DicasFree.com » Cirurgia » Unha encravada cirurgia

Unha encravada cirurgia

Confira no artigo a técnica cirúrgica utilizada para a remoção de unha excessiva que causa o encravamento do dedo.

     

Muitas pessoas sofrem com problemas de unha encravada, clinicamente denominado como Onicocriptose, caracterizado pelo crescimento das pontas da unha que entram na pele que a reveste seu contorno. Esse problema ocorre devido o aumento na pressão sobre a unha, e se as mesma estiveram aparadas de forma errada, pode aumentar a pressão, assim como utilizar sapatos apertados demasiadamente. O encravamento portanto causa inflamação dos cantos da unhas.

unha encravada

A unha que mais encrava é do dedão do pé.

Ainda apresenta vermelhidão, pus e muitas dores de níveis diferentes. Em muitos casos, o problema pode ser resolvido no serviço de pedicure e podólogo, mas se o mesmo estiver muito agravado, com a limitação do uso de alguns calçados, por exemplo, pode ser necessário procurar os cuidados médicos, que indicará a realização de uma simples e pequena intervenção cirúrgica, afim de retirar o excesso de unha e se possível extrair a pele que esteja inflamada.

Antes de realizar a cirurgia, o médico dermatologista que é o responsável por esses casos, inicia primeiramente o tratamento de infecções caso existam em decorrência do encravamento. Depois desse procedimento, se faz a cirurgia da unha utilizando anestesia local, onde se a remoção de parte da unha que esteja provocando o incômodo. Em geral não retira toda a unha, mas se for preciso, é feita a remoção até a matriz da unha.

cirurgia no dedo

A prevenção para unhas encravadas consiste em cortá-las adequadamente, deixando os cantos arredondados.

Pode ser utilizado a desbridante cirúrgica ou raio laser, fazendo com que a unha não volte a crescer. Por fim, o médico faz um pequeno curativo utilizando uma gaze e atadura de crepe, também é prescrito o uso de analgésicos, além da recuperação com pé elevado,e descanso de 2 a 3 dias. A cicatrização acontece naturalmente, pois o próprio organismo produz mais tecido local e a unha removida não volta a crescer de maneira incorreta.

Outro tratamento também utilizado para solucionar o problema de unha encravada é a técnica de fenolização de matriz ungueal. Consiste na aplicação de um ácido na unha infecionada, que age destruindo parte da unha que está encravada, sem ter a necessidade de cortá-la. A cicatrização nesse caso é mais rápida, Em ambos os procedimentos é preciso que o paciente siga corretamente as orientações do médico para que o problema seja resolvido definitivamente

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?