DicasFree.com » Alimentos » Tudo sobre o chocolate: efeitos, nutrientes, simbologia, sensações e sua invenção

Tudo sobre o chocolate: efeitos, nutrientes, simbologia, sensações e sua invenção

O chocolate é um dos alimentos mais popularizados atualmente no mundo. Saiba mais sobre esse doce de origens americanas aqui no Dicas Free!

     

Hoje em dia, é difícil para muitos passar um mês inteiro sem comer uma simples barra de chocolate. Esse alimento se popularizou tanto no mundo graças a industrialização alimentícia que hoje é uma das mais lucrativas no mercado. As diversas marcas e receitas de chocolate inundam as prateleiras para todos os gostos e costumes.

Quem invento o chocolate ?

Há quem diga que o chocolate tenha sido uma invenção europeia, porem muito se engana quem defende esses discurso. O chocolate já existe há muitos anos na América do Sul antes mesmo da chegada de Colombo no Novo Mundo. Os maias, astecas e incas utilizavam o chocolate principalmente em celebrações religiosas.

Chocolate - muito mais que um mero alimento

Chocolate – muito mais que um mero alimento

O fetiche pelo açúcar levou os europeus a modificarem um pouco a bebida amarga de cacau desses povos, tornando-a mais doce. Desde então, o consumo do chocolate se difundiu de forma larguíssima no Ocidente e logo depois do Oriente. Mas afinal, o que o chocolate causa em nosso corpo? Porque gostamos tanto do chocolate?

Efeitos do Chocolate

O chocolate é um alimento no mínimo diferente. A quantidade de sensações que esse simples doce a base de cacau pode provocar no corpo humano é extremamente curiosa. Há pesquisas que afirmam a preferência ao chocolate que a muitas outras atividades prazerosas do dia a dia, inclusive as relações afetivas.

Em primeiro lugar, o chocolate causa sensação de bem estar. A ingestão de chocolate provoca a produção de endorfina e dopamina, substâncias relacionadas ao relaxamento. Dessa forma, ingerir chocolate em algum momento difícil e se sentir é perfeitamente compreensível.

Prós e contras

O chocolate meio amargo é um grande aliado contra o colesterol ruim. Além disso, a delícia melhora consideravelmente o fluxo sanguíneo, evitando que plaquetas de coagulação se acumulem e obstruam os vasos dos sistema cardiovascular. Até mesmo para o coração a ação do chocolate é importância, pois evita o aumento desproporcional da pressão arterial.

A ingestão do tão adorado chocolate também combate a ação dos radicais livres, fator determinante para evitar a oxidação das células. O resultado disso é uma pele mais bonita e é exatamente por isso que o chocolate está presente em vários tratamentos de beleza.

Simbologia do Chocolate

Apesar de todos os benefícios a saúde trazidos pelo chocolate, a melhor parte está em sua representação simbólica em nosso imaginário.

É sempre uma grande gentileza presentear alguém com chocolates. Seja para um amigo, uma pretendente, esposa, namorada ou algum familiar, o efeito é sempre gratificante. Esse produto se faz presente em nossa sociedade com uma infinidade de pontos positivos que garantem sua permanência e sofisticação a cada dia.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?