DicasFree.com » Saúde » Tudo Sobre Catabolismo e Anabolismo

Tudo Sobre Catabolismo e Anabolismo

Para conquistar o corpo tão sonhado é preciso entender um pouco sobre os processo que ocorrem internamente dentro do seu organismo. Por isso o presente artigo vem tratar de duas reações importantes: anabolismo e catabolismo.

     

Quem está em uma academia já deve ter ouvido conversas que falam sobre anabolismo e catabolismo, realmente esses são termos frequentes nas falas dos praticantes de musculação, e o principal motivo é grande importâncias deles para os resultados, não só dentro do mundo fitness, visto que influi no desempenho e evolução dos atletas em todas as modalidades esportivas.Musculos grandes

Antes de entender a aplicação dessas palavras é preciso compreender onde elas se enquadram, o metabolismo. Metabolismo pode ser definido como a soma dos processos bioquímicos que acontecem no interior de um organismo, a nível celular. Com base nisso podemos subdividir os processo metabólico em duas partes, anabolismo e catabolismo.

Anabolismo

O anabolismo, de forma sintética, designa reações no qual as moléculas formam compostos, que acarreta o reservamento de energia e a fomentação de tecidos, órgãos e músculos. Dentre as principais reações anabólicas podemos destacar a síntese de proteína, de hormônios e amidoácidos.

Quando dizemos que estamos com o balanço metabólico positivo significa que a permanecemos maior parte do tempo em estado anabólico do que catabólico. Traduzindo isso para dentro da musculação, para que as fibras musculares possam se reconstruir, mais fortes e maiores, é preciso mater-se em constante anabolismo. Mas afinal como se consegue isso?

A matérias primas primordiais da musculatura são as proteína, portanto, para que os efeitos do treinamento tornem-se visíveis e palpáveis é preciso a ingestação de uma quantidade razoável desse e de outros nutrientes, que podem ser encontrados na alimentação e suplementação. Com isso fica claro, manter o metabolismo favorável ao crescimento depende principalmente de um bom cardápio, divido em refeições com horários bem estabelecidos.

Catabolismo

O catabolismo é outra deportamento do metabolismo, que entra em ação quando não a energia suficiente no corpo, e o organismo passa a atacar suas reservas de proteína nos tecidos, sintetizando-as para obter glicose e aminoácidos. Dessa forma, em vez de construir, promove a destruição molecular, o que reverbera na perda de peso e de massa muscular.

Muitos afirmam que ninguém ganha musculatura durante o treino, e sim durante o descanso, isso porque quando estamos malhamos chegamos experimentamos déficits de energia, estando assim e temporário estado catabólico. Quando passamos estamos em descanso, onde há uma maior oferta de nutrientes, então entramos em fase de recuperação.

Anabolismo_Catabolismo

Alguns hábitos podem contribuir para para o balanço metabólico negativo, overtraining provocado pelo excesso de atividade física, alimentação deficiente, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, falta de descanso e prática de exercícios em jejum estão entre eles.

Todas essas reações metabólicas, tanto do anabolismo, quanto catabolismo são gerenciadas por uma série de hormônios. Dentre os anabólicos podemos merece destaque o  conhecido como hormônio do crescimento, a insulina, testosterona e IGF-1. No grupo dos catabólicos o principal é o ACTH que provoca secreções hormonais, entre eles Cortisol.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?