DicasFree.com » Estudos » Trigonometria

Trigonometria

Para saber um pouco mais sobre a Trigonometria, acompanhe este artigo que lhe dará as melhores informações sobre o assunto. Confira!

     

Trigonometria

A trigonometria é um estudo geralmente realizado para os anos do Ensino Médio. Ela é uma matéria de matemática que tem como principal objetivo estudar relações de diâmetros de um triângulo. Neste mesmo, um dos ângulos encontrados está numa medida de 90° graus.

Ela está dentro da Geometria, que também tem como função descobrir lados e formas. Os estudos onde a Trigonometria se agrega são muitos, todos geralmente nas áreas matemáticas. Está impressa na matemática pura e na aplicada. Também é possível que vejamos Trigonometria em Ciências Naturais.

A trigonometria é um estudo relacionado aos triângulos

Trigonometria (Foto: Divulgação)

Explicando a Trigonometria

A trigonometria, vem derivada da palavra triângulo, por isso dizemos que esse é o estudo dos triângulos. Suas medidas geralmente são semelhantes, podendo ser obtido pela expansão do outro lado. Alguns triângulos tem medidas diferentes, que dão a eles características especiais.

Os ângulos notáveis, geralmente estão nas medidas 30°, 45° e 60°. As representações são feitas com matemática, através do seno, cosseno e tangente. Inicialmente, começou a ser usado pelos egípcios e povos babilônicos, um período mais tarde, os gregos e indianos começaram a dar desenvolvimento a fórmula.

Através de muito esforço e prática, conseguiram então criar inúmeras situações relacionadas a distâncias impossíveis. Um dos grandes nomes que impulsionou o estudo na antiguidade foi Hiparco de Niceia, que viveu antes de Cristo. Ele era astrônomo e introduziu a Trigonometria nas áreas de ciências.

Teorema de Pitágoras

O Teorema de Pitágoras é um dos protagonistas do sucesso em cálculos trigonométricos. Ele ajuda em vários aspectos os estudos das fórmulas. Através do mesmo, é possível desenvolver fórmulas baseadas somente em teoria. Geralmente são usadas para calcular atividades cotidianas.

Foi no século XV que a modernidade tomou conta dos cálculos. Relacionando especialmente os ângulos que tinham com fenômenos ocorridos periodicamente. Depois disso, houve um estudo avançado desses mesmos ângulos e criaram-se então teorias sobre o assunto.

Os cálculos tomaram novas formas e a prática do estudo mudou. O famoso Isaac Newton foi um dos principais motivadores. Com a ajuda de Leibniz criou o Cálculo Diferencial e Integral, que foi outro ponto importantíssimo da vida da Trigonometria. Hoje, o estudo é usado em várias áreas como Medicina, Engenharia, Física, Química, Geografia, Astronomia, Biologia, Cartografia, Navegação e mais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?