DicasFree.com » Doença » Transtorno obsessivo compulsivo sintomas e tratamentos

Transtorno obsessivo compulsivo sintomas e tratamentos

Para saber um pouco mais sobre o TOC, suas principais características, sintomas e tratamentos, acompanhe este artigo e fique por dentro desse problema que afeta 2% da população mundial.

     

TOC

O transtorno obsessivo compulsivo ou também chamado de TOC, é ligado altamente a ansiedade. O afetado costuma ter pensamentos compulsivos relacionado a alguma coisa ou alguém. Geralmente o temperamento está reagindo a uma sucessão de problemas decorrentes do transtorno.

Os pacientes que possuem TOC, geralmente não se alimentam direito, tem uma vida desregrada em prol de sua mania. Eles não permitem nada fora do comum, por pura obsessão. Basicamente, o TOC é a sensação de responsabilidade indevida por algo que é completamente natural.

As áreas que geralmente há ligação são: 

 Saúde

 Higiene

 Organização

 Simetria

 Perfeição

 Manias e rituais incontroláveis

Dentro de todos os distúrbios psicológicos, está entre os mais frequentes entre a população mundial. A gravidade do problema pode atingir um nível elevado até levar a morte se não tratado a tempo. Os maiores sofredores com a doença, são os amigos e principalmente a família.

TOC - o tratamento é feito através de terapias (Foto: Divulgação)

TOC – o tratamento é feito através de terapias (Foto: Divulgação)

O TOC é uma junção de imagens, sentimentos, traumas e sistema psicológico afetado. Tudo fica abalado formando essa incontrolável obsessão por algo ou mania. Os “rituais” começam a se intensificar com o tempo, até que não é possível mais ter controle sobre a própria mente.

Sintomas

Os sintomas estão ligados principalmente a obsessão por algo. Não há limites ou estipulação de atividade. O TOC acontece das maneiras menos esperadas e se propaga como uma mania incontrolável. Pessoas com TOC geralmente apresentam uma espécie de tiques constantes.

Os “rituais” são feitos sem nenhuma vontade, no automático. Lembrando sempre que só pode ser considerado TOC, manias que não são estimuladas pelo uso de drogas ou angustia sem motivo e rotineira. Na maioria das vezes há o reconhecimento do exagero, embora ele esteja fora do seu controle.

Tratamento

Os tratamentos contra TOC devem ser feitos através de um psiquiatra e o auxílio de medicamentos. A terapia deve ser intensiva no começo do processo e com o passar do tempo, deve ser reduzida. Igualmente os remédios, esses precisam ser interrompidos durante um tempo depois que houver normalização.

Contudo, alguns deles podem ser viciantes, por isso o uso sem prescrição médica não é saudável. Os medicamentos que estão inclusos no mesmo são: Citalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina. Alguns remédios podem trazer mais sintomas como dificuldade na hora de urinar, pressão baixa e tontura, boca seca e sonolência.

Assim que houver qualquer um desses sinais, deve procurar o seu médico e dizer o que está havendo. Ele na certa trocará o seu remédio ou até mesmo fará outros exames para saber quais suas alergias ou quais as contraindicações para o seu caso. Tudo deve ser avisado a ele.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?