DicasFree.com » Saúde » Tipos de orelha abano

Tipos de orelha abano

Confira no artigo os tipos de orelhas com deformidades comumente chamadas de orelha de abano, e saiba qual a solução para esse problema.

     

A orelha de abano ou orelha proeminente denominam -se a orelha que possuem uma certa deformidade, seja de posição, formato ou de tamanho. A deformidade de posição é a mais comum e sua característica define a orelha que está muito afastada da cabeça. Esse detalhe na anatomia pode causar enorme desconforto à pessoa que possui, gerando constrangimento e até mesmo traumas psicológicos, principalmente entre as crianças.

O problema orelha de abano na verdade trata-se de um distúrbio congênito, ou ainda pode se desenvolver proveniente de um trauma. Acidentes ou atritos constantes como aqueles que os lutadores recebem nas lutas são o tipo de atos que podem causar danos no formato da orelha.

 Mas o problema pode ser facilmente corrigido através de uma intervenção cirúrgica, após ser conferido todo o diagnóstico das necessidades reais do paciente.

A pessoa pode ter portanto, deformidades tanto na parte interna da orelha denominada como concha, sendo esta muito grande, ou ter a ausência da dobra superior, ou seja, a anti-hélice. Ainda há casos de ângulo muito aberto entre a cabeça e orelha com ambos os problemas. A otoplastia, cirurgia que corrige as deformidades da orelha, também é recomendada para os casos de orelhas com lóbulo rasgado.

A cirurgia é o único meio para corrigir a orelha de abano, uma vez que não exista nenhum tratamento para os problema sitados. A correção das alterações tem como finalidade, formar a anti-hélice, alterar o ângulo de posição da orelha e/ou diminuir a distância entre a face posterior da orelha e a cabeça, removendo o excesso de concha, que cria o formato de abano.

Cirurgia de correção

Cirurgia de correção

A cirurgia pode ser feita a partir dos 6 anos de idade, pois a orelha já possui o tamanho semelhante ao adulto, assim não causa danos no seu desenvolvimento. Existem três formas de se realizar a cirurgia, com anestesia local,anestesia geral ou anestesia local com sedação. Cada tipo escolhido baseia-se no tamanho da cirurgia e todas as condições clínicas de sua realização.

Apesar de toda a cirurgia ser classificada como de risco, na otoplastia o paciente recebe alta no mesmo dia.

Os cuidados maiores ao com a recuperação que deve durar pelo menos 6 meses, até que as cicatrizes sejam fixadas. Deve-se ter cuidado para não traumatizar a orelha e utilizar para dormir uma bandagem elástica de proteção por um mês.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?