DicasFree.com » Questões Sociais » Tipos de mudanças sociais e sociologia

Tipos de mudanças sociais e sociologia

Para saber mais informações sobre mudanças sociais, também sobre o estudo da sociologia. Acompanhe este artigo e fique por dentro dos principais tópicos que ambientam o assunto.

     

Sociologia

A Sociologia, é um estudo muito antigo que faz menção a todos os âmbitos que desrespeitam comportamento humano e de cunho social. Tudo que fazem os mesmos, é considerado sociologia, tendo em vista o fato de que as questões sociais nunca terminam, pois há sempre novos cidadãos, com novas experiências e consequentemente dúvidas.

O estudo em si, procura entender de maneira direta, tudo que ocorre por parte dos indivíduos com o auxílio da psicologia. Quem estuda sociologia, certamente já viu alguns acontecimentos vitais no mundo. Todos aqueles que envolveram pessoas lutando por algum ideal ou expondo suas opiniões, faz parte da Sociologia.

social

Ela também faz menção a vida social e cultural de cada cidadão, tentando sempre compreender as diferenças existentes em nosso meio. Fenômenos sociais e análises segundo a independência de cada indivíduo também fazem parte desse leque de estudos sobre comportamento humano.

Sabemos então, que ela surgiu há alguns séculos atrás, com o intuito de disciplinar pessoas. Torná-las cidadãos com direitos civis e também com deveres. Desde então, veio crescendo com a formação de sociólogos interessados em entender muito o que ainda estava e está descoberto com relação ao comportamento humano.

Mudanças sociais

As mudanças sociais não são nada mais, nada menos que a reformulação de algo no meio cultural e social. Geralmente, ela está ligada a um tipo de reformulação que afetará todo o mundo e todos os cidadãos diretamente. Sua finalidade sempre é organização, as medidas necessárias são tomadas para o melhor de todos.

Para fazer uma mudança social, não é tão fácil quanto se imagina. É necessário que seja apresentada várias características do projeto, para a análise de sociólogos e pessoas que estão nos poderes governamentais mundiais. Isso porque uma mudança desse cunho, afeta também a estrutura do mundo.

Um exemplo de mudança social é o horário de verão. Ele foi estabelecido em alguns países e hoje faz parte da vida de muitas pessoas, principalmente dos cidadãos residentes em toda América Latina. Uma característica importante de uma mudança social, deve ser a durabilidade da mesma no tempo.

Ele não deve ser temporária. Ou é uma mudança definitiva, ou ela não pode ser aprovada e exercida. Mas claro, tudo poderá mudar, caso seja necessário ao planeta. Há alguns tópicos que ambientam uma mudança social, no mínimo, ela deve as seguintes características para ser validada:

  • Reestruturação de um novo sistema
  • Apresentação do novo sistema de ideias
  • Apresentação do sistema de ideias vigente

Tipos de mudanças sociais ao longo dos anos

O direito as mulheres, ao voto, é uma mudança social que atravessou séculos para ser garantido. Depois de muita luta em favor da sua independência e estabilidade elas conseguiram enfim, ter direito ao voto, ao trabalho digno e a igualdade social perante os homens. Antigamente, a mulher era vista apenas como “dona de casa” e essa era sua principal função.

A liberdade dos homossexuais também foi conquistada recentemente. Há muitos anos atrás, eles eram mandados a manicômios com a alegação de que estavam com problemas psicológicos. O homossexualismo era considerada uma doença mental, e isso fez com que muitos passassem suas vidas em hospícios.

A tão esperada liberdade de expressão, também era um problema. Um exemplo bem correto de que não se podia “dizer o que pensa” foi a ditadura, que ocorreu no ano de 1964 e durou até 1989. Depois disso, houve uma reforma e o direito de expressar suas opiniões publicamente (desde que essa não ofenda a ninguém).

As mudanças sociais ocorreram com o passar do tempo e depois de muita luta por parte de homens e mulheres. Para que seus direitos fossem conquistados, muitos morreram. As questões e interações sociais sempre vão fazer parte da sociedade e da vida de cada cidadão residente no mundo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?