DicasFree.com » Saúde » Tipos de gordura corporal

Tipos de gordura corporal

Você sabe quais são as gorduras que fazem parte do corpo humano? Entenda como elas funcionam no organismo. Confira agora neste artigo tudo em detalhes sobre o assunto.

     

Tipos de gordura corporal

A gordura corporal é um problema para muitas pessoas. Ela chega a ser um incômodo e acaba trazendo outros agravantes à saúde quando armazenada em grandes quantidades no corpo humano. Há pelo menos 5 tipos diferentes de gordura que são mais conhecidas e estão espalhadas pelo nosso corpo. Algumas são importantes e essenciais para o desenvolvimento, mas outras chegam a ser altamente prejudiciais e quando encontradas em quantidades exacerbadas, matam.

Vamos agora conhecer cada uma delas e entender quais são seus respectivos papéis no corpo humano:

Gordura essencial

A gordura essencial (como o próprio nome já diz) é aquela necessariamente importante a nós. Ela está, geralmente, concentrada nas áreas que entornam os órgãos, desenvolvendo um importante papel de amortecimento. A gordura essencial é importante até mesmo para o desenvolvimento de bebês e deve representar cerca de 3% de toda gordura do nosso corpo.

Gordura marrom

Você já deve ter ouvido falar da gordura branca, pois bem, ao contrário do processo de armazenamento de gordura, a marrom tem como principal objetivo fazer a utilização de gordura em forma de energia, fazendo com que essa forneça calor. É categorizada por possuir pouco teor lipídico e também uma quantia maior de mitocôndrias. É importante ao corpo para fazer a produção de energia de que tanto precisamos no dia a dia.

Gordura corporal (Foto: Reprodução)
Créditos da foto: http://www.dicasdemulher.com.br

Gordura visceral

A nós, a gordura visceral é a que se apresenta de maior interesse. É encontrada principalmente nas regiões internas. Está localizada nas áreas onde se encontram os músculos, próximos aos órgãos. Não é necessariamente gordura do intestino como muitos chegam a pensar. Para que seja possível se livrar dela, é importante que mantenha uma dura jornada de exercícios aeróbicos. Além é claro da redução de ingestão calórica.

Gordura subcutânea

Para entender onde se localiza a gordura subcutânea é importante que entenda tal palavra. Essa significa “embaixo da pele”. Portanto, só pode ser encontrada nessa região. Em estudos sobre o corpo humano, comprovou-se que cerca de 40% à 60% de toda gordura que se faz presente no corpo é subcutânea. Em homens é comum que se localizem nas costas e no abdômen, enquanto nas mulheres é mais fácil ser encontrada nas coxas, quadris e até nos seios.

Gordura teimosa

A gordura teimosa é aquela que demora muito mais tempo para ir embora, ainda que outros tipos de gordura já tenham ido. Ela sempre necessita de esforços extremos para ser retirada, bem como uma dieta baseada principalmente em fontes de proteínas e severo treino muscular. Sempre é o último tipo de gordura a ser eliminado do corpo. As mulheres são as que mais sofrem para se livrar da gordura teimosa.

É bom informar também que as mulheres são menos propensas a desenvolver gordura visceral, nos homens costumam se apresentar em áreas como:

  • Costas
  • Braços

Já no caso das mulheres, é muito comum que se localize em lugares como:

  • Coxas
  • Quadris

Trata-se ainda de um processo mais lento. Não existe segredo, você precisará ter treinos diários, dieta balanceada e rica em proteínas, além de muita disciplina e determinação para prosseguir até o fim.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?