DicasFree.com » Português » Texto Explicativo

Texto Explicativo

Os textos explicativos são muito utilizados em pequenos artigos de internet por exemplo, e servem expor ideias sobre determinado assunto. Entenda mais sobre os textos explicativos.

     

A internet atualmente, está recheada de textos que abordam sobre os mais diferentes e variados assuntos. Devido ao fácil acesso as ferramentas de criação e edição de sites e blogs, logo a internet tornaria-se um mar democrático de ideias, sugestões, opiniões para todos os gostos.

Desse mar de criações apareceram muitas pessoas que utilizavam dos textos explicativos para expor pequenas teses e ideias sobre fatos históricos, produtos, assuntos polêmicos, entre muitos outros. Esse tipo de texto é bastante empregado até mesmo em livros e costuma ser aquele “resumão de ideias” que a maioria dos alunos tanto gostam.

Estrutura do Texto Explicativo

Basicamente, os textos explicativos podem ser divididos em três etapas:

  • A apresentação do objeto;
  • A problematização;
  • E a solução.

Apesar disso, vários outros formatos podem ser empregados dependendo de quem escreve ou do tipo de assunto discursado.

digitacao

Apresentação

Na apresentação do objeto, o redator deverá expor ao que lê sobre o que será dito. Apresentará o assunto, seja ele uma matéria jornalística, um fato histórico, a análise de um produto, uma matéria escolar, etc. Essa parte é bem simples, pois uma simples introdução focada na ambientação do leitor já pode ser suficiente.

Problematização

A problematização é a parte que prenderá o leitor ao texto. Nela serão expostas as questões sobre o objeto, as principais e prováveis dúvidas de quem está lendo o texto. Essa parte também pode ser substituída por uma lista de tópicos explicativos dependendo do assunto tratado.

Solução

Na última parte, a solução é o que sanará todas as dúvidas levantadas pelo redator de forma simples, direta e precisa. Quem escreve deve levar em consideração que a pessoa que lê quer entender de forma clara o que foi oferecido. É importante ressaltar que todas as dúvidas levantadas na problematização devem ser respondidas ou justificadas nessa parte.

Seguindo esses passos, fazer qualquer texto explicativo não será muito difícil, visto que contanto que o redator entenda do que será redigido, tudo deve acabar bem. Portanto, treine bastante sua retórica e bom trabalho!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?