DicasFree.com » Gravidez » Teste de farmácia pode dar falso negativo?

Teste de farmácia pode dar falso negativo?

Entenda como funciona os níveis de HCG no sangue durante os primeiros dias de gestação, também saiba mais sobre a possibilidade do teste de farmácia apontar negativo, ainda que a mulher esteja gestante. Confira!

     

Teste de farmácia pode dar falso negativo?

Sim, o teste de farmácia não é totalmente confiável, portanto pode apontar níveis de HCG negativo ainda que a mulher esteja grávida. Em média, serão necessários 8 dias para que os níveis de beta HCG comecem a subir. Isso é decorrente exatamente depois da implantação do óvulo. A implantação consiste na união ocorrente entre óvulo + espermatozoide dentro do útero (órgão onde o bebê cresce).

Qualquer tipo de exame realizado, seja de farmácia ou de sangue, podem dar negativo considerando que ainda são baixos os níveis de beta HCG. O tempo de 8 dias é extremamente importante, pois nesse período é que começa a ocorrer a liberação do mesmo hormônio. Os níveis são notáveis devido ao desenvolvimento do mesmo. Isso explica bem o porquê dos testes darem negativos antes da primeira semana.

Nestas situações, orienta-se que a mulher refaça o teste no período de 3 dias. No caso dos testes de farmácia, é recomendado que espere 2 semanas antes de refazer o mesmo, já que eles são mais fracos que os exames de sangue. As concentrações do mesmo hormônio se apresentam menores na urina.

O teste pode indicar o resultado falso negativo.

Bebê no ventre (Foto: Reprodução)

Em caso de necessidade ou ansiedade recomenda-se fazer o exame de sangue em qualquer hospital que desenvolva trabalhos maternais. O exame de sangue pode dar positivo ainda no primeiro dia de atraso menstrual, contudo esse tipo de situação não é típica dos testes de farmácia.

Se você optou por fazer primeiro o teste de farmácia, é recomendável que espere cerca de 2 à 3 semanas depois do primeiro dia atrasado. Lembrando sempre que quanto maior o tempo de espera, estará evitando falsos resultados. Sejam esses positivos ou negativos. Em alguns casos, em 3 semanas, a mulher já pode apresentar cerca de 99% de confirmação.

Para quem preferiu o exame de sangue, é extremamente importante que esteja sendo acompanhada por um médico especialista. Somente um profissional poderá lhe indicar os verdadeiros percentuais em relação a sua gestação. Ele também será responsável pelo seguimento da mesma e efetuação dos exames corretos.

Toda grávida necessita de acompanhamento periódico. Nenhuma das informações aqui indicadas podem anular ou evitar a ida a um médico. Somente um especialista tem liberdade para examiná-lo e indicar qual é o melhor seguimento para seu caso, no caso da gravide, a saúde de seu bebê dependerá de seu cuidado durante a gestação. Fique atenta!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?