DicasFree.com » Escolar » Tem ou Têm

Tem ou Têm

Alguns casos comum da língua portuguesa nos deixa em dúvida em diversas situações. Confira a forma correta de mais uma grafia.

     
O português brasileiro é uma língua muito complexa.

O português brasileiro é uma língua muito complexa.

Que o português brasileiro é uma das línguas mais complexas do mundo, isso quase todos os estudantes do país já perceberam. As regras, exceções e possibilidades são inúmeras. Aprender o português é um exercício mental extremo para poucos no mundo.

Essa complexidade na língua só a enriquece ainda mais. Isso porque a transmissão de sentidos mais complexos e significados mais precisos torna-se possível quando o sistema linguístico dispõe de várias regras, palavras e combinações para todos os casos. Isso quer dizer que, em idiomas mais simples seja mais difícil transmitir exatamente o que se quer dizer, deixando mais espaço para imaginação e para o erro.

Os estudantes que dominam o português são muito privilegiados. A compreensão das regras e seus casos ajudam tanto na retórica como na escrita em textos de todos os tipos e para todos os fins. Um bom texto dependerá do nível de articulação das palavras, sentidos e regras para causar o efeito desejado a quem lê ou a um público específico.

Uma das dúvidas mais frequentes configura-se nos casos em que devem ser usados a seguintes palavras: Tem e Têm.

A primeira deve ser usada em orações onde o sujeito encontra-se no singular. Exemplo:

Marcos tem feito uma receita muito saborosa.

A segunda deve ser aplicada quando o sujeito está no plural ou quando o sujeito seja composto. Exemplo:

As inúmeras complicações têm dificultado nosso entendimento.

É importante sempre re-ler os textos que escrevemos. Procurar possíveis erros gramaticais ou até aquelas pontuações que são tão fáceis de esquecer. Nesse caso específico, é importante saber que não existe a grafia “têem” geralmente encontrada em muitos textos erroneamente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?