DicasFree.com » Alimentos » Suplementos alimentares para que serve

Suplementos alimentares para que serve

Saiba neste artigo para que servem os suplementos alimentares e qual sua importância para o bom funcionamento do corpo. Confira!

     

Você com certeza já deve ter ouvido falar dos suplementos alimentares. Esses pequenos componentes são totalmente eficientes no combate a desnutrição e auxiliam no ganho de massa magra, transformando seu corpo de forma completa. São importantes principalmente para os praticantes de atividades físicas, já que necessitam de maior carga de energia.

Os suplementos não devem ser utilizados como fonte principal de ingestão, apenas como auxiliadores de uma dieta específica. É muito importante que o indivíduo que realize o seu consumo, esteja sendo acompanhado por um nutricionista + um personal trainer, ambos profissionais são indispensáveis nessa jornada.

Se você iniciou recentemente a sua vida fitness, é interessante que espere determinado período antes de fazer o uso de tais elementos, isso fará com que seu corpo se acostume com o novo ritmo.

Entenda abaixo como funcionam esses “milagrosos” amigos dos exercícios físicos:

Tipos de suplementos

Aminoácidos – Os aminoácidos são formulados a partir da proteína e dentre todos os produtos são os que mais precisam de recomendação médica, não podem ser consumidos de forma errada. Sua quantidade de proteínas e ganho de massa são bem elevados e, apesar de certeiro, pode ser contra indicado com a falta de orientação.

Compensadores – Os produtos compensadores são compostos por:

Suplementação (Foto: Reprodução)

  • Calorias;
  • Proteínas;
  • Vitaminas;
  • Minerais.

Costumam ser vendidos em pó e devem ser ingeridos misturados a sucos, água e leite.

Protéicos – Como o próprio nome já nos dá a entender, tais elementos são compostos puramente por proteína, principalmente as mais encontradas em produtos como o leite, os ovos e a soja. Há duas formas de aderir o seu consumo, em pó ou barra.

Energéticos – Os energéticos são todos aqueles que lhe darão energia extra para o desenvolvimento de suas principais atividades. É um concentrado de carboidrato mais comercializado em pó, com ingestão diluída em água.

Repositores – Mais conhecidos como “bebidas esportivas”, os repositores exercem uma função de repor água no corpo, além de outros componentes importantes como os sais minerais e a glicose. Eles são os mais indicados para exercícios físicos intensos, já que evitam o desgaste provocado durante os treinos.

Para que serve as suplementações?

Esmiuçadamente, os componentes encontrados em produtos suplementares servem para:

  • Hipertrofia;
  • Queima de gordura;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Suplementação esportiva.

Mais informações

Erroneamente, muita gente acredita que as suplementações são compostos utilizados somente na fase adulta por praticantes de atividades físicas. Durante a infância, é muito comum que os pais “apelem” para a ingestão desses produtos quando não há respostas significativas na alimentação das crianças.

As gestantes também costumam ser adeptas de tais suplementos, já que na gravidez é necessário que todas as suas necessidades nutritivas sejam saciadas. Nesses casos são utilizados os suplementos ricos em ferro, devendo ser estes recomendados por seus médicos.

Suas ações benéficas são capazes de equilibrar o corpo e mantê-lo em perfeito funcionamento. Caso seja praticante de atividade física ou simplesmente necessita dar um “extra” em sua alimentação, converse com um nutricionista e comece já a ingestão do seu. A saúde sempre em primeiro lugar!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?