DicasFree.com » Receita » Suflê cenoura

Suflê cenoura

Confira no artigo a receita básica e super simples para preparar um suflê de cenoura muito saboroso.

     

A cenoura é um vegetal de grande valor para a saúde do organismo, desde a quantidade de fibra solúvel que contém, capaz de diminuir o nível de colesterol no sangue, até a rica fonte de vitamina A excelente para a visão e para a pele. Consegue promover um equilíbrio maior do corpo por causa do seu elevado valor nutritivo, entre os minerais cálcio, sódio e potássio.

CENOURA SUFLE

Vegetal repleto de nutrientes.

É um alimento muito prático pois se pode comê-lo até mesmo crú, ou ainda ser ingredientes especial em receitas como bolo, pão, purê, creme, doce ou suco e o delicioso suflê. Essa última receita é muito prática e saudável pois agrega muito sabor e não é calórica. Para prepara um suflê de cenoura não é preciso descascá-las, somente raspar a superfície utilizando uma faca.

O cozimento portanto leva um tempo necessário para deixá-la macia e ainda consistente e assim seus nutrientes são conservados. O suflê é um prato que pode ser servido em diferentes ocasiões, seja num almoço ou jantar. Cai bem com qualquer acompanhamento – saldas, carnes e etc . Acompanhe a receita de preparo do suflê de cenoura:

Ingredientes: 

  • 500 g de cenoura, picada

    Suflê de cenoura pronto


    Dica: Se preferir pode salpicar queijo parmesão por cima do creme antes de levá-lo ao forno.

  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 1 colher (café) de noz moscada em pó
  • sal e pimenta-do-reino, a gosto

Preparo:

  1. Em uma panela coloque água para ferver em fogo alto, nesse tempo, limpe e corte em pedações pequenos a cenoura. Coloque na água fervente e acrescente sal de acordo com a preferência. Deixe cozinhando até que fique macia, no ponto de “al dente”, uma vez que a ainda irá no forno onde irá terminar seu cozimento.
  2. Depois de cozida, restira-se a cenoura e adicione água fria para que o cozimento seja interrompido. Escorra a água e reserve as cenouras. Em outra panela como fogo baixo, derreta a manteiga sem deixar que escureça. Adicione a farinha e mexa sempre utilizando uma colher de pau por cerca de 2 minutos.
  3. Retire a panela do fogo e acrescente meia xícara de leite e mexa rapidamente para não criar bolinhas, e logo volte a panela para o fogo, acrescentando o restante do leite sem deixar de mexer. Deixe cozinhar por aproximados 10 minutos, atentando-se para que não queime.
  4. Enquanto o creme fica pronto, bata somente as gemas dos ovos e adicione ao creme junto com o queijo parmesão, a cenoura e a noz-moscada e mexa até que fique uma massa uniforme. Em seguida retire do fogo e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  5. Bata as claras até o ponto neve, pode ser manualmente ou na batedeira. Misture 1/3 das claras em neve no creme reservado e mexa bem rápido. O restante das claras deve ser colocado devagar com movimentos rápidos. A seguir coloque a mistura num recipiente refratário e leve para assar em forno preaquecido na temperatura média de 180C°, deixe por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique crescido e dourado.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?