DicasFree.com » Animais » Som dos animais

Som dos animais

Cada tipo de animal possui um som diferente e característico. Saiba mais sobre esses sons neste artigo!

     

Os seres humanos, durante milhares anos e até hoje, desenvolveram sistemas de linguagens baseados na vocalização, no conjunto de signos sonoros que compõem diferentes significados quando proferidos em diferentes ordenamentos. Comumente, chamamos isso de “fala” ou “língua”, sendo que cada agrupamento humano construiu sua linguagem falada de acordo com seus parâmetros culturais.

Apesar dos seres humanos também se comunicarem por meio de ruídos e gestos, basicamente a linguagem nos difere dos animais. Esses porém, possuem diferentes formas de comunicação impressionantes. Os macacos por exemplo, além de vários tipos de sons dotados de diferentes significados, desenvolvem uma linguagem de sinais gestuais perfeitamente compreendida pelo bando.

Sons dos animais

Em relação aos sons dos animais em geral, são utilizados em diferentes tonalidades e intensidades. A comunicação por meio dos sons pode ser se intimidação, intimação, atenção, verificação, acasalamento, entre outras. Basta observar bem o seu cachorro por exemplo, e você vai perceber que cada som é utilizado para algum tipo interação.

Leão: Ruge (foto: reprodução)

Leão: Ruge (foto: reprodução)

Apesar disso, a nomeação dos sons dos bichos é generalizada para cada tipo de animal, até mesmo para facilitar dissertar e falar sobre o assunto. No português do Brasil, existem diferentes nomeações para cada tipo de ruído animal. Confira logo abaixo:

Leão: Ruge

Burro: Zurra

Cabra: Berra

Boi: Muge

Cavalo: Relincha

Cobra: Sibila

Cão: Late, Ladra

Cuco: Cuca

Corvo: Crocita

Grilo: Canta

Galinha: Cacareja

Hiena: Ulula

Gato: Mia

Lobo: Uiva

Pato: Grasna

Macaco: Guincha

Papagaio: Palra

Pássaro: pipila

Peru: Gruguleja

Porco: Grunhe

Pombo: Arrulha

Urso: Brame

Tigre: Ronca

Saco: Coaxa

Inseto: Zumbe

Mocho: Pia

 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?