DicasFree.com » Variados » Solos argilosos

Solos argilosos

Os solos se distinguem pelas suas diversas características, conheça nesse artigo o quais são os elementos que definem determinado solo como argiloso e descubra quais são as praticidades deste no cotidiano.

     

No Brasil é possível encontrar diferentes tipos de solos, que se distinguem mediante as suas peculiaridades, como por exemplo, densidade, textura, consistência, cor, propriedades físicas, biológicas e químicas. Para que o solo seja frutivo e apto para o crescimento de plantas é necessário que ele contenha água, capacidade a qual varia de solo para solo.

O solo argiloso, conhecido também como solo pesado se trata de uma terra que é úmida e macia ao mesmo tempo, tratando-se da composição de elementos como argila, ferro e alumínio. Como os espaços que existem entre os grãos são bem pequenos eles têm uma tendência maior a impermeabilidade.

Entretanto, se o teor do solo de argila for muito alto será possível constatar após várias chuvas eventuais encharcamentos e alagamentos, o que poderá comprometer a aeração e dificultando o desenvolvimento das plantas.

Algumas caraterísticas do solo argiloso:

  • Grãos bastante pequenos e compactos
  • Impermeabilidade diante de líquidos
  • Grande capacidade de reter água
  • Concentra uma grande quantidade de nutrientes
  • Contém pouca acidez
  • Excelente para a atividade agrícola, como o cultivo de alimentos
  • Resiste mais fortemente a eventuais erosões

Terra roxa

Solo argiloso.
(Foto: Reprodução)

Este é um dos principais exemplos de solo argiloso presentes no Brasil, pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e em algumas regiões do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A prática da agricultura do café é bastante comum nessas regiões pelos benefícios que o solo propicia.

A formação da terra roxa se deu durante milhões de anos é e derivada da decomposição de rochas do modelo arenito-basalto, que tem como característica mais marcante a sua cor vermelho-arroxeada, que é decorrente da presença de diversos minerais, como por exemplo o ferro.

Latossolos argilosos

Latossolos são tipos de solo que se constituem hegemonicamente de material mineral, este por sua vez representa a maior parte geográfica do Brasil em comparação com qualquer outro tipo de solo. Geralmente são solos com uma grande profundidade, velhos, com uma boa frenagem, homogêneo, ácidos e com baixo teor de matérias que são facilmente intemperizáveis.

Atualmente, estes solos têm sido bastante degradados por decorrência do grande fluxo de chuvas, temperaturas extremamente elevadas e erosões que acabam por prejudicar e comprometer a produção das culturas.

Curiosidades

Um fato interessante sobre o solo argiloso é sua característica volátil que o faz ser susceptível a sofrer com as tendências do tempo, pois quando há muita chuva o solo absorve água em demasia e fica encharcado, já no período de seca ele propende a formar uma camada dura que é pouca arejada, dificultando assim o desenvolvimento da vegetação nestes locais.

Diversas civilizações antigas utilizavam da argila como matéria-prima para elaboração e confecção de utensílios domésticos, como por exemplo pratos, vasos, panela e recipientes, assim como hoje é utilizada para elementos e objetos de arte e adorno.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?