DicasFree.com » História » Sistema de numeração romana história

Sistema de numeração romana história

Os sistema de numeração romana é utilizado até hoje pelas sociedades pós modernas. Entenda as mudanças desse sistema aqui no dicas free!

     

Os sistemas de numeração romanos são ensinados até os dias de hoje nas escolas de todo o mundo. Ainda os utilizamos em relógios, em capítulos de livros, numeração de reis, nomeações, entre outros. Mas será que esse sistema era o mesmo utilizado pelos antigos romanos? Haveria uma espécie de progressão na sofisticação entre esses sistemas?

Os números no império romano

O império romano foi sem dúvida, um dos maiores e mais poderosos  impérios que o mundo já viu. Suas influências de poder perpassavam os milhares de quilômetros para além da cidade de Roma, capital do império por muitos séculos. Em um império de muitas províncias e em diferentes ligares do globo, era comum que as diferenças culturais abrangidas nesse contextos contribuíssem para a formulação e sincretismo cultural em todas as esferas do saber.

Um dos sistemas Romano-romano

Um dos sistemas Romano-romano

Os números não saíam ilesos nesse esquema. Historiadores confirmam, por meio de achados arqueológicos, que os sistemas de numeração romano era diferente do que aprendemos hoje. A ideia é imaginar que a vastidão do império proporcionasse sistemas diferentes de se mensurar as quantidades.

A questão do tempo também influi nesse quesito. Com o tempo, os romanos passaram a sofisticar e fazer mudanças em seu sistema numérico. Esse conjunto de sistemas numéricos utilizados pelos romanos durante a Idade Antiga, damos o nome de sistema romano-romano.

Os números romanos na Idade Média

A idade média é marcada inicialmente pela queda do império romano do ocidente. Porém, não devemos esquecer que a igreja católica é apostólica romana, e que por isso, as influências culturais de roma perduraram por toda a Europa. As nações católicas europeias herdaram um sistema de numeração romano com novas influências católicas, numa tentava de se universalizar.

Mesmo com essa tentativa, a situação na idade média poderia ser mais imprecisa do que pensamos. As diversas etnias e domínios da religiosidade influenciavam também diretamente no estilo de contagem e isso só foi se modificando com o passar do tempo e a melhor organização da igreja.

Os números romanos modernos

Apesar disso, a universalização do sistema só seria possível com total eficácia com o surgimento da imprensa. Dessa forma, a padronização desses numerais seria necessária para o entendimento dos leitores e para que as prensas fossem utilizadas mais vezes. Dessa forma, esse sistema padronizado perdurou-se até os dias atuais.

Relógio Moderno com algarismo Romano-moderno

Relógio Moderno com algarismo Romano-moderno

A utilização de letras mais parecidas com os algarismos ocidentais e uma base lógica única facilitou sua propagação. Hoje, herdamos esse estilo numérico que é muitas vezes passado a nós erroneamente como “romano-romano”, quando na verdade trata-se de uma construção milenar de universalização de sistemas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?