DicasFree.com » Saúde » Sintomas hepatite C

Sintomas hepatite C

Saiba no decorrer desta matéria quais são os sintomas da Hepatite C. Fique por dentro também das formas de prevenção e de como evitar a contaminação. Tudo em detalhes pra você!

     

A hepatite C é causada por um vírus transmitido através de um indivíduo contaminado. Ela pode acometer pessoas em transfusões de sangue (apesar de ser raro), compartilhamento da mesma seringa (frequente entre usuários de drogas), também através de relacionamentos íntimos sem uso de preservativo ou de forma vertical (da mãe para o filho).

É uma doença assintomática, ou seja, o infectado não apresenta sintomas. O mesmo pode levar uma vida “quase” normal por muitos anos sem que ela se manifeste. Contudo, ao passar o tempo, começará a apresentar os primeiros sintomas e logo surgirão doenças graves como a cirrose ou o câncer.

Por se tratar de uma doença silenciosa, quando ocorre a descoberta da contaminação já é tarde demais. Infelizmente milhões de pessoas estão dentro desses quadros e não sabem. Outro fator para o aumento significativo dessa população é a desinformação. O desconhecimento da doença é o que acarreta anualmente mais casos, as ações preventivas como propagandas são poucas. Por isso de qualquer forma, o melhor é evitar.

Como  evitar?

Hepatite C é uma doença assintomática. O portador começa a sentir os sintomas anos após a transmissão. (Foto:Reprodução)

Você que sempre está preocupada(o) com a estética, que frequenta salões de beleza, sabia que este é um dos locais onde se está suscetível a ser contaminado pela Hepatite C?

Isso acontece por causa dos materiais que são utilizados, por exemplo: o alicate de unha que pode não estar esterilizado. A retirada de cutículas sem haver um processo de desinfetação, acaba transmitido o vírus da Hepatite C sem que o cliente perceba.

Para evitar, após a manipulação do instrumento, você deve saneá-lo completamente em álcool líquido. Jamais deixe o instrumento em um lugar qualquer ou em ambientes abertos a contaminação. Guarde-o devidamente. Além disso, sempre manipule-o na mão do cliente esterilizando logo após.

Sintomas

Um dos tradicionais indícios de que é portador do vírus da Hepatite C é a tonalidade da pele. Estando ela amarelada, bem como o globo ocular, é necessário procurar imediatamente um profissional especializado que analisará a gravidade. As fadigas constantes, dores nos músculos de forma intensa, vômitos e náuseas também costumam ser frequentes, por vezes até impossibilitando-o de levantar.

Infelizmente pessoas descobrem que estão contaminadas quando o quadro já se agravou. Tais sintomas são um sinal explícito de que o vírus está se alastrando pelo organismo.

Observação: Não existe vacina para combater a doença, até mesmo erradica-la. A melhor de se prevenir é fazendo uso do bom senso e mantendo a higienização em dia. Em relacionamentos íntimos use preservativo. Não compartilhe seringas ou qualquer outro material que possa comprometer seu organismo. Ao realizar uma transfusão de sangue, procure saber se o laboratório segue fielmente os padrões de saúde, tanto nacional quanto internacional.

Cuide-se!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?