DicasFree.com » Saúde » Sintomas do Toc e tratamento

Sintomas do Toc e tratamento

O Toc – transtorno obsessivo compulsivo – é uma transtorno muito mais comum do que se imagina atualmente. Confira os sintomas e o tratamento.

     

Com o passar dos tempos, a ciência – discurso autorizado – veio a descobrir e desvendar  uma infinidade de situações que antes eram meramente mistificadas pelas crenças e sabedoria popular e deu a elas motivos, nomes e soluções sempre que possível.

Quando se trata de transtornos psicológicos, podemos dizer que foi uma das áreas mais proveitosa a ser explorada e desmistificada. Antas tratados simplesmente como loucos e insanos, excluídos da maioria dos círculos sociais e abandonados as traças, as pessoas que sofriam de problemas psicológicos não tinham muita chance de recuperação.

toc

O avanço da ciência mostrou ,e conscientizou grande parte das pessoas de que esses problemas podem acontecer com qualquer pessoa e possuem tratamento adequado na maioria das vezes. Hoje, não é difícil ver que pessoas assim na maioria das vezes, continuam sofrendo algum tipo de preconceito, porém muito reduzido do que antes, além de não ser difícil conhecer pessoas que se recuperaram por meio de tratamentos.

O TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo – é um transtorno psicológico cujas causas ainda não são perfeitamente sabidas pela ciência, apesar de haver algumas teorias. Trata-se da necessidade de ritualização de comportamentos para alívio momentâneo da ansiedade crônica.

Sintomas: A pessoa sente ansiedade fora do comum por quaisquer motivos  que possam lhe incomodar. Para o alívio dessa ansiedade, desenvolve comportamentos que se tornam rituais a serem cumpridos para esse objetivo, como tocar em algo repetidamente, lavar as mãos com muita frequência, piscar várias vezes de maneira não natural, entre outros.

Tratamento: Esse transtorno pode ser tratado principalmente com apoio psicológico, onde o paciente aprenderá técnicas de diminuição da ansiedade e também meios de resolver conflitos e questões internas que venham estar causando os comportamentos repetitivos. Também pode ser tratado a base de antidepressivos e medicamentos que normalizam ou diminuem a ansiedade. Porém, é sempre válido destacar que o tratamento para qualquer transtorno psicológico deve ser acompanhado por profissionais qualificados para tal.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?