Sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Primeiros sintomas da gravidez

Nas primeiras semanas da gravidez, não é possível identificar o atraso menstrual. Isso porque decorre um mês inteiro até que você venha a ter novamente o seu ciclo. Contudo, é possível que comece a ter alguns outros sintomas que surgem geralmente antes do atraso menstrual.

Existem, especificamente, 10 sintomas responsáveis pelo preparamento do útero, eles acontecem geralmente na primeira e segunda semana de gestação, mas por serem “comuns” acabam por não trazer nenhum tipo de preocupação à mulher. Também não é possível que ela descubra a gravidez através de um teste de farmácia nesse período.

Somente um teste de sangue é capaz de trazer o resultado verídico. Isso porque, o teste de farmácia só é válido, assim que se passa 15 dias após o dia em que era para ter menstruado. Indicamos que procure uma clínica especializada e faça seu teste de sangue, esse custa em média R$25,00.

Os primeiros sintomas da gravidez aparecem na primeira semana.
Barriga gestante (Foto: Reprodução)

Corrimento vaginal cor-de-rosa – Um dos primeiros sintomas decorrentes da gravidez é esse tipo de corrimento. Ele aparece bem no início da gestação, por volta do 5° ao 7° dia depois que houve a fecundação.

Cólica ou dor abdominal – Assim que acontece a fecundação do óvulo, o fluxo de sangue presente na região pélvica aumenta. Por isso, os hormônios femininos começam então uma espécie de preservação do embrião para que haja a continuidade da gravidez. Isso, consequentemente pode causar dores e cólicas.

Mamas doloridas – Outro ponto que pode confundir as mulheres são as mamas doloridas, isso porque a TPM (período que antecede a menstruação) faz com que naturalmente as mulheres sintam esse desconforto. Além da sensibilidade no seio, ocorre o maior aumento de fluxo sanguíneo, resultando também em dores.

Inchaço abdominal – Outro sintoma decorrente da TPM é aquela sensação de inchaço que todas as mulheres sentem antes da menstruação, também é comum durante o início da gravidez. Para que haja o crescimento uterino, o organismo se prepara para alongar e aumentar, fazendo com que inche o local.

Acne – Devido a grandes alterações hormonais, é possível que você já tenha acne e o problema e aconteça o surgimento de cravos. Nos casos de quem não possui, há o aparecimento de espinhas em quantidades menores. Para prevenir esse problema, invista na limpeza da pele diária.

Cansaço – O cansaço também se torna mais comum. Isso também faz parte das alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino, geralmente é mais comum quando há pelo menos duas semanas completas de gestação. Esse cansaço junto com sangue viscoso também pode apresentar anemia.

Náuseas e vômitos – Como de praxe, todos sabemos que os enjoos são bem comuns na gravidez e a maioria deles vem acompanhados de vômitos. Contudo, esse mesmo chega um pouquinho mais tarde quando já existe a desconfiança da gravidez.

Tontura e sono – A mulher grávida tende a sentir muito mais sono que o normal, além de ter diariamente sensações de tontura. Isso acontece porque ocorre a queda de pressão arterial, pode então iniciar no início da gravidez e perdurar até a 20° semana de gestação.

Desconforto diante de cheiros fortes – Sejam esses bons ou ruins, as mulheres grávidas tem aversão a cheiros fortes. A maioria vomita muito depois de chegar perto de pessoas cheirosas demais, lugares fétidos e até mesmo diante de cheiro de tempero no preparo de comidas.

Variação de humor – Outro sintoma da TPM também está entre os listados para identificação da gravidez. A variação de humor é muito frequente e confunde a maioria das mulheres.

Como vou saber que estou grávida?

Os médicos consideram que toda mulher sabe que está grávida, quando está. A qualquer aparente desconfiança e ocorrência dos sintomas citados acima, procure um teste ou um médico que possa lhe indicar orientações claras. Nenhuma das informações aqui suspendem a ida a um consultório.

Os sintomas de gravidez aparecem já nas primeiras semanas para algumas mulheres, enquanto podem demorar cerca de meses para outras. O seu organismo é quem ditará as regras. Repare também em sua sensibilidade emocional e a constante facilidade de se emocionar.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *