DicasFree.com » Doença » Sintomas cisto no ovário

Sintomas cisto no ovário

Veja no artigo tudo sobre a presença de diferentes cistos no ovário e suas consequências.

     

Algumas mulheres ao longo de sua vida adulta podem apresentar inúmeros problemas relacionados ao seu sistema reprodutivo, que apesar de ser muito eficiente, também é muito suscetível a complicações. Entre os problemas está o cisto ovariano, um tipo de formação sacular que é constituída de um líquido semissólido que passa a se desenvolver dentro dos ovários. Podem ser classificados em como fisiológicos, pois não estão relacionados a nenhuma tipo de doença.

Geralmente, a maioria dos cistos ovarianos surgem no período fértil da mulher, e são de qualidade benigna. Alguns até mesmo desaparecem sem haver qualquer tratamento. São divididos entre funcionais, os quais não causam qualquer interferência na saúde do sistema reprodutivo, e dermoides, que podem alterar a fertilidade e o processo de concepção, além da gestação correta.

Sintomas de Cisto

Nem todos os tipos de cistos apresentam sintomas e evidentes.

Funcionais:

Cisto folicular - pode surgir na ausência de ovulação, ou quando um folículo não se rompe, não liberando o óvulo, alcançando 5,8 cm de diâmetros, preenchido por fluido claro.

Cisto de corpo lúteo - folículo rompido que ao invés de ser expelido se enche de fluido ou sangue, se expandindo no ovário, crescendo até 10 cm, produzindo grandes quantidades de estrogênio e progesterona.

Cisto hemorrágico – cresce normalmente como os outros, mas em determinado momento, pode acontecer o rompimento de um vaso sanguíneo que estava preso próprio cisto.

Dermoides:

Cisto endometrioide - formado a partir do sangramento de pequeno tecido endometrial, o seu rompimento pode alcançar a pélvis, bexiga, intestino e superfície uterina, por isso requer cirurgia.

Cistos patológicos - encontrado na síndrome dos ovários policísticos ou pode estar associado a tumores, podendo causar infertilidade, sangramentos, riscos de perda fetal e complicações na gravidez.

Todos os cistos ovarianos podem ou não produzirem sintomas, devido ao tipo e a reação de cada organismo. Em geral, são observados os seguintes sinais:

  • Dor abdominal baixa;
  • Dor pélvica;
  • Dor vaginal;
  • Dor pélvica durante o período menstrual;
  • Dor pélvica após exercícios intenso;
  • Dor ou pressão ao urinar e/ou ao evacuar;
  • Sangramento menstrual irregular;
  • Sensação de peso;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Infertilidade.

A presença de cistos pode ser diagnosticada através de exames pélvico de rotina ou a partir das imagens de ultrassonografias. Dependendo das manifestações clínicas, podem ser requisitados outros exames laboratoriais, isso ajuda na prescrição do problema e identifica possíveis problemas relacionados a doenças graves. O tratamento varia de acordo com o tamanho, características e tipo de cisto, além da idade da paciente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?