DicasFree.com » Saúde » Sinais e sintomas do AVC

Sinais e sintomas do AVC

Confira neste artigo algumas informações sobre os sinais e sintomas do AVC, também conhecido como derrame. Acompanhe!

     

 Entre pessoas com idade mais avançada, o AVC (acidente vascular cerebral) ou AVE (acidente vascular encefálico), também conhecido como derrame, é um quadro muito temido pela maioria das pessoas, principalmente devido as possíveis sequelas que o indivíduo pode adquirir após o ocorrido.

Em uma linguagem mais resumida, o AVC acontece quando os vasos sanguíneos que levam sangue a alguma parte do cérebro entopem ou se rompem, ocasionando a insuficiência circulatória no lugar e depois  a paralisia da parte do cérebro afetada. Quando há um entupimento dos casos sanguíneos, é chamado de AVC Isquêmico. Quando é ocasionado pelo rompimento, é chamado de AVC Hemorrágico.

Sinais e sintomas do AVC

Não existe uma forma exata de saber quando vai acontecer um AVC. Normalmente, acontece em momentos inesperados e sem aviso prévio identificável. Se você estiver com medo de ter um derrame ou se está com medo que alguém próximo de você tenha, o melhor jeito é sempre prestar atenção nos próprios sintomas do quadro.

Pessoas idosas são mais propensas a adquirir AVC (Foto: Reprodução)

Os sintomas de AVC são vários mas geralmente muito parecidos na maioria dos casos. É necessário ficar atento até o mínimo deles. O mais comum é a perda súbita dos movimentos ou da força de um lado do rosto, perna ou braço de um lado do corpo. Da mesma forma, pode também haver formigamento da face, perna ou braço do lado afetado.

Pode ocorrer perda da visão de um olho ou dos dois olhos subitamente, assim como alterações na fala acompanhado de dificuldade de articular ou compreender palavras. Dor de cabeça súbita e muito intensa sem motivação aparente, vertigens, náuseas, vômitos e desiquilíbrio geral.

Tratamento

O mais importante é perceber o quadro logo no início e acionar a emergência. Isso porque, em até quatro horas e meia do início dos sintomas, é possível utilizar um medicamento que dissolve os coágulos no entupimento dos vasos causados pelo AVC Isquêmico, que é o que ocorre com mais frequência nos casos.

O tipo de tratamento pode variar dependendo da região do cérebro afetado. O AVC é um dos grandes responsáveis pelas mortes de idosos no país. É também dos grandes causadores de dependência para realização de atividades cotidianas devido as sequelas. Por vezes, quando o atendimento é rápido e algumas áreas cerebrais não são muito afetadas, as sequelas podem ser mínimas. Em outros casos, algumas vítimas desse quadro geralmente não conseguem se quer levantar da cama sozinhas.

Uma análise completa da pessoa feita por médicos de várias áreas identificará as áreas afetadas, as possíveis sequelas e os tratamentos adequados para cada caso.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?