DicasFree.com » Doença » Sinais e sintomas da cirrose

Sinais e sintomas da cirrose

Você sabe o quanto a cirrose pode ser prejudicial à saúde humana? Ela é uma grave doença caracterizada pelo excesso no consumo de bebidas alcoólicas. Acompanhe esta matéria para saber mais sobre o assunto.

     

Cirrose é uma doença caracterizada pelo excesso de ingestão de bebidas alcoólicas periodicamente. Ela consiste na formação de nódulos e de fibrose na região do fígado. É possível também que seja desenvolvida a partir de quadros clínicos e doenças como Hepatite B e C. De acordo com a efetuação da mesma, ela ocorre através da destruição das células presentes no fígado. Dessa forma, ocorre a degradação do órgão e consequentemente o comprometimento das funções, em casos mais graves pode ocorrer o não funcionamento do órgão.

Um dos principais fatores de risco e motivador da doença se caracteriza pelo uso excessivo de drogas como o álcool. Quando a ingestão dos líquidos alcoólicos começam a ser frequentes, é possível que o paciente pouco a pouco comece a dar indícios de que o problema é presente e terá confirmação da doença efetiva em seu organismo. É possível também (como dito acima) que pacientes que já tiveram quadros de Hepatite  estejam propensos ao desenvolvimento ainda mais rápido da doença. Medicamentos fora da prescrição médica e usados em excesso também agravam o problema.

Sintomas

Em seus primeiros meses e períodos, a doença pode ser considerada assintomática, pois não emite nenhum tipo de sinal desconfortável. Para se ter um diagnóstico equivalente, é necessário que alguns exames de laboratório sejam realizados, assim como uma avaliação condizente com um profissional. Depois de algum tempo, a doença tende a dar seus primeiros passos, sinalizando sintomas como:

  • Cansaço sem motivo
  • Rompimento dos vasos sanguíneos
  • Inchaço na região do abdômen
  • Amarelado nos olhos
  • Amarelado na pele

O paciente descobre que já está em quadros avançados da doença.

Cirrose (Foto: Reprodução)

Diagnóstico

Para ter certeza e comprovação de que a doença se faz presente em seu organismo, é extremamente importante que procure os exames laboratoriais e a avaliação clínica. Em primeira instância a pessoa que suspeitar de tal ocorrido deverá procurar seu médico e se queixar das eventualidades que porventura estiverem decorrendo. Além dos já citados, exames de imagens e ultrassom também serão feitos. Em alguns casos, eles indicam até mesmo o crescimento de um câncer e o desenvolvimento de uma célula na área.

Exames indispensáveis

  • Hemograma completo
  • Biópsia hepática
  • Testes da função hepática, como FA
  • Tomografia computadorizada abdominal
  • Exames de sangue
  • Ultrassom do abdômen

Tratamento

Ainda não há um tratamento totalmente adequado para os casos de cirrose, o processo para combatê-la ou amenizá-la consiste em hábitos que evitem o avanço da doença. A cura completa consiste apenas no transplante do fígado, fora isso, o paciente deve manter apenas hábitos saudáveis até conseguir um órgão. Uma dieta equilibrada deve ser seguida, nessa não deverá haver ingestão de carne vermelha, frituras, sal em excesso, entre outros alimentos prejudiciais.

Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, é extremamente proibido que o paciente tenha qualquer contato. Durante o dia, é preciso que as refeições sejam servidas em porções pequenas e contendo apenas alimentos que estiverem sob recomendação médica. A cirrose é também muito conhecida como Doença Hepática Alcoólica e deve ser tratada de acordo com todas as recomendações médicas para prolongar o período de vida do individuo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?