DicasFree.com » Saúde » Sinais de um infarto

Sinais de um infarto

Muitas pessoas sabem que dores intensas no peito são sinais de infarto, mas este não é o único sintoma. Fique atento a outros pontos que podem indicar que uma pessoa está infartando. Confira!

     

Com certeza você já deve ter ouvido dizer por aí que o principal sintoma de infarto são as intensas dores no peito. Contudo, não podemos classificá-lo como o principal, mas sim um deles, que unidos aos demais acabam originando o infarto e em alguns casos levando a óbito.

O ataque cardíaco ou popularmente chamado de infarto é uma das principais causas de morte no mundo. Há muito tempo atrás era atribuído apenas aos idosos, justamente por possuírem um organismo debilitado. Mas sabe-se que este quadro vem se revertendo de algumas décadas para cá, denotando a morte de pessoas cada vez mais jovens em decorrência do quadro clínico. Mas por que isso vem acontecendo?

Um dos principais agravantes do mal súbito é o sedentarismo e a má alimentação. A falta de atividade física e alimentação desregrada, quando unidos aumentam rapidamente a chance do indivíduo vir a ter um ataque cardíaco, não se restringindo apenas a um grupo de pessoas mas envolvendo todas as faixas etárias. Todos estão propensos a desenvolverem um dia o problema cardiovascular, é preciso se cuidar!

Outros dois fatores de alto risco são a obesidade e o histórico familiar. Em relação a pessoas muito acima do peso, essas categorizam-se como mais vulneráveis e facilmente podem ser afetadas pelo problema. Quanto ao histórico familiar, é preciso procurar um cardiologista e fazer consultas regulares, há uma predisposição hereditária e as chances de vir a desenvolver um ataque cardíaco são bem maiores. Nestes dois casos é preciso atenção!

Fique atento

Homem com dores no peito. (Foto:Reprodução)

Não há dúvidas de que possuímos diversas maneiras de evitar o infarto. Uma delas é a força de vontade que o levará a ter uma vida saudável, isso lhe renderá anos a mais.

  • Não consuma drogas legais (álcool e cigarro, etc)
  • Não consuma qualquer tipo de droga ilícita
  • Não deixe elevar seus níveis de colesterol
  • Não estresse

Estes são apenas alguns dos elementos preventivos que podem lhe ajudar. No mais, procure fazer consultas periódicas com o cardiologista na rede pública ou privada e siga as orientações do profissional.

Se possível consulte também um nutricionista e comece uma dieta balanceada de acordo com as necessidades de seu organismo, principalmente rica em nutrientes essenciais para o coração.

Quanto aos sinais…

Não espere tempo demais! Aos surgir os primeiros sintomas vá ao médico imediatamente. Evite carregar peso, mesmo que a dor seja minima, e não dirija.

Se estiver com alguém apresentando infarto e não souber lidar com a situação ligue para o samu (192) e siga as orientações até uma equipe chegar ao local. O mesmo serve quando contactar os bombeiros (193).

Além das dores intensas no peito fique em alerta com relação a:

  • Vômitos
  • Dores na região peito que se radia para a mandíbula
  • Sensação de formigamento no braço direito
  • Sensação de azia, um dos indícios de infarto
  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Suor frio
  • Corpo trêmulo

Lembre-se que para ter uma vida saudável é preciso manter longe os problemas de saúde, não apenas o infarto, mas também outras doenças que podem ser facilmente adquiridas.

Cuide-se! 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?