DicasFree.com » Dores » Sinais de pedras nos rins

Sinais de pedras nos rins

Saiba mais sobre o cálculo renal, um problema que causa inúmeros incômodos e ainda pode provocar a inutilidade do rim.

     

Cálculos Renais

Cálculos renais, também é um problema que agrava inúmeras pessoas, que também pode ser denominado como pedras nos rins que na verdade definem as formações de pequenos cristais endurecidos, resultado de acúmulo na urina, e os mesmos se alojam nos rins ou nas vias urinárias. Esse problema renal é muito comum entre as pessoas, principalmente nos adultos e pode ser provocado por fatores diferentes, tais como quantidade mínima de urina ou supersaturada de sais, níveis altos de cálcio, cistina, falta de citrato e outras propriedades.

Alteração Metabólica

Ainda pode ser desencadeado por distúrbios metabólicos do ácido úrico, alterações anatômicas e até mesmo o impedimento das vias urinárias. Apesar de apresentar sintomas, inicialmente, o problema com cálculo renal é assintomático, passando muitas vezes despercebido. Quando se manifesta, apresenta inúmeros incômodos, chegando a ser insuportáveis, as crises são definidas como algo muito mais intolerante que a dor do parto sentida pelas mulheres.

DOR NOS RINS

Os sintomas de pedras no rins são caracterizados por dores na região lombar.

Geralmente, em maioria dos casos, a descoberta da presença do problema se dá quando o indivíduo sente as famosas cólicas renais, dores muito forte que se iniciam nas costas, se espalhando até o abdômen seguida de certo alívio. As crises podem apresentar também eventos de náuseas e vômitos, dependo da condição que esteja a pessoa. Nestes casos, é necessário procurar rapidamente o atendimento médico-hospitalar.

As Dores

A dor é provocada porque a pedra fica se movendo no trato urinário, o que causa irritação e obstrução no mesmo. A dor aguda atinge o dorso ou abdômen inferior e lateral, e pode chegar até a virilha. Se houver simultaneamente uma infecção urinária é comum que a pessoa sinta febre, súbita vontade de urinar e/ou ter desconforto no momento da micção. Outros sintomas caracterizam a presença de pedras nos rins, como sangue na urina e a suspensão ou diminuição do fluxo urinário.

Crises de dores de Rins

Durante as crises, o indivíduo é tratado com analgésicos e anti-inflamatórios muito potentes que ajudam a aliviar a dor. Mas dependendo do caso, ser for um nível muito elevado, é indicado outras intervenções, como a litotripsia, que é um bombardeamento feito através de ondas de choque com o objetivo de fragmentar o cálculo para que o mesmo seja facilmente eliminado. Também podem ser utilizado outros tratamentos muito comuns.

Cirurgia de Rins

A cirurgia endoscópica, que realiza pequenos orifícios nos quais o cálculo pode ser retirado dos rins assim que é fragmentado e a ureteroscopia, que retira os cálculos localizados no ureter são as opções mais utilizadas, cada qual é indicada de acordo com estado da pessoa. Ao sentir os sintomas, o ideal é procurar o mais rapidamente, o atendimento médico, afim de iniciar imediatamente o tratamento, evitando assim maiores dores e problemas que comprometam o funcionamento do órgão.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?