DicasFree.com » Saúde » Sinais de bruxismo

Sinais de bruxismo

Descubra neste artigo quais são os casos de bruxismo e como eles podem ser prejudiciais à saúde dos seus dentes. Confira!

     

Você geralmente acorda com dores de cabeça e desconforto eminente nos músculos da mandíbula? É muito provável que esteja sofrendo com o bruxismo. A doença é uma espécie de ranger dos dentes que acaba por trazer alguns desconfortos. Na maioria dos casos, trata-se do desgaste nos dentes, além de outros sinais e sintomas.

A doença pode ser prejudicial por uma série de fatores, dentre eles a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. Além disso, é possível que você desenvolva alguns problemas na região da circulação da mandíbula, chamada de síndrome da articulação temporomandibular.

Como posso identificar a doença?

O bruxismo é um problema que pode apresentar de maneira inconsciente, isso porque ele acomete principalmente durante o período em que estamos dormindo. Os casos são descobertos quando pessoas que dormem próximas ao afetado indicam o barulho evidente durante o período do sono. Em outros casos, descobrir o problema fica mais fácil. Um exame dental rotineiro é um fator determinante para indicar o problema.

Bruxismo (Foto: Reprodução)

Eles categorizam que há o desgaste dos dentes e também do esmalte presente sobre a superfície dentária.  Outros sinais também podem indicar tal problema, como:

  • Dores na face
  • Dores no pescoço
  • Dores de cabeça

Um profissional da área de odontologia é o especialista mais indicado para esses casos. Somente ele será capaz de determinar se as dores faciais que você sente são causadas pelo bruxismo e iniciar o quanto antes o tratamento.

Tratamento

Cada caso é um caso. Cada bruxismo é categorizado por um motivo diferente, o que determinará o seu tratamento é a causa do problema e não necessariamente a forma como ele se apresenta. Algumas perguntas apropriadas serão feitas e um exame detalhado na região bucal será realizado. A partir destes, será possível identificar se há bruxismo e em que grau o mesmo apresenta. O tratamento mais comum se baseia em um dispositivo para dormir.

Esse dispositivo é feito pelo seu dentista e colocado junto a arcada dentária. Geralmente o encaixe é feito na área superior e impede que você faça a trituração dos dentes inferiores com o excesso de ranger. Contudo, esse tipo de equipamento consiste em apenas evitar o desgaste de seus dentes, já que o bruxismo não tem cura.

Também é possível que faça um trabalho cotidiano de relaxamento da musculatura da região bucal. Dentre os casos mais comuns de bruxismo, o grande percentual de pacientes que a apresentaram viviam sob intensa pressão. Isso fez com que os médicos acreditassem que a tensão do dia-a-dia pode ser a principal causa. É importante que você tenha hábitos relaxantes diariamente como:

  • Ouvir músicas
  • Ler livros
  • Passear
  • Tomar banhos quentes

Os dentistas também orientam que colocar uma toalhinha molhada e morna dos lados da face, que pode retardar o desenvolvimento. O mais indicado é procurar um profissional e fazer os exames necessários. Os casos de bruxismo não são muito comuns e geralmente não atrapalham o seu sono, mas de sim quem está próximo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?