DicasFree.com » Estudos » Símbolos nacionais

Símbolos nacionais

Desde o ano de 1971, o Brasil é um pais cheio de símbolos nacionais. Se você também se interessa pelo assunto e gostaria de saber quais são os símbolos brasileiros, confira este artigo.

     

Símbolos nacionais

Desde o ano de 1971 os símbolos são usados para identificar algo no país no futebol. Isso ocorreu através da Lei 5.700 que faz determinações referentes a simbolar muitos elementos nacionais. Além disso, ela também define a maneira como utilizá-los e estabelece padrões e formatos.

Para a nação brasileira, eles são de extrema importância. Fazendo representação do Brasil, dentro e fora dos territórios nacionais. Sendo assim, deve haver respeito patriota por parte de todos os cidadãos.

São utilizados em:

  •  Cerimônias
  • Documentos oficiais
  • Eventos
  • Localidades oficiais

Símbolos e seus significados

Brasão ou também, armas nacionais

         Brasão Nacional          (Foto: Reprodução)

Nesse símbolo, o desenho é de um escudo circular que possui várias estrelas centrais, esse está dentro de uma outra estrela verde e amarela de 5 pontas. As estrelas centrais significam o cruzeiro do sul que está sob uma espada.

Também é possível avistar ramo de café na área direita, enquanto na esquerda localizamos um de fumo. Na área debaixo, possui também uma faixa preenchida com a seguinte frase:

“República Federativa do Brasil”

Um pouco mais abaixo, nós veremos “15 de Novembro de 1889”.

Bandeira Nacional

           Bandeira do Brasil            (Foto: Reprodução)

O círculo central da bandeira representa o azul do céu brasileiro, ele carrega uma faixa central que indica a seguinte frase:

“Ordem e Progresso

Também é composto por cerca de 27 estrelas que representam unicamente todos os estados brasileiros, precisamente 26 estados e o Distrito Federal. Um pouco afora está um losango de amarelo vivo que simboliza o ouro. Por fim, teremos um retângulo totalmente na cor verde.

Esse faz menção as nossas áreas florestais e matas de verdes.

Selo Nacional

            Selo Nacional                (Foto: Reprodução)

Já o selo é um símbolo composto por dois círculos em evidência. Dentro de um deles a frase escrita é:

“República Federativa do Brasil”

E então é feita uma réplica do desenho central da Bandeira Nacional, com as 27 estrelas e a frase que indica:

“Ordem e Progresso”

A representação das estrelas ainda é relacionada aos estados e ao Distrito Federal (Brasília).

Hino Nacional

Partitura do Hino Nacional            (Foto: Reprodução)

O hino é tocado em várias solenidades e muitos eventos de cunho nacional, representando o Brasil. Ele também é muito cantado em escolas públicas brasileiras e outros órgãos. Na Copa do Mundo e outros eventos esportivos, antes dos jogadores iniciarem a partida, o cantam em forma de ritual.

Seu símbolo são as partituras que compõem toda a melodia do hino. 

Curiosidade

Aqui no Brasil se faz comemoração dos símbolos nacionais, esse dia acontece todos os anos no dia 18 de Setembro de cada ano. 

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?