DicasFree.com » História » Segunda Guerra Mundial causas e consequências

Segunda Guerra Mundial causas e consequências

A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais brutais de toda a história da humanidade e também o mais importante ocorrido no século XX. Saiba mais sobre essa parte histórica de nosso mundo.

     

O mundo como o conhecemos sempre abrigou diversos tipos de relações humanas desde os primórdios de nossa existências. As mesmas terras que hoje abrigam paz, já presenciaram uma enorme quantidade de guerras e extermínios humanos durante diferentes épocas da história.

Os conflitos entre diferentes culturas fazem parte de nossa existência. Não nos aceitamos e nos desentendemos porque somos diferentes e muitas vezes não partilhamos das mesmas ideias e interesses políticos, religiosos, econômicos, morais e culturais. A diferença proporciona o espaço para o debate, o conflito e o confronto.

Hitler - O mais importante líder militar da Segunda Guerra Mundial

Hitler – O mais importante líder militar da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial

Apesar de durante a história já ter existido vários outros conflitos de magnitudes imensas em todos os aspectos, nada até hoje foi tão abrangente quanto a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, esse conflito envolveu países de quase todo o mundo, que se enfrentaram em campos de batalha europeus defendendo seus interesses.

Além dos mais de 6 milhões de judeus, homossexuais e ciganos  mortos nos campos de concentração, a guerra causou outros milhões de mortos militares e civis em seus confrontos armados. O conflito de ideologias democráticas e liberais contra os fascismos totalitários chegou a seu ponto de ápice de aversão e enfrentamento.

A Segunda Guerra mundial teve como causas as seguintes questões:

O retorno da atividade política e militar na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial, que reviveu o país e o transformou novamente em potência europeia; As ideologias fascistas e totalitárias que movimentaram grandes massas na Alemanha, Itália e no Japão

O desejo de reconquista dos territórios perdidos durante o conflito anterior; O imperialismo extensionista fundado nos três países que compunham o eixo com o objetivo de anexação do maior número de territórios possíveis; A invasão da Polônia pela Alemanha em 1939.

Após o término dos conflitos, a Segunda Guerra Mundial proporcionou as seguintes consequências:

A morte demais de 6 milhões de judeus, homossexuais, ciganos entre outros nos campos de concentração; O grande avanço em equipamentos bélicos, tecnologia da computação, na medicina e na indústria. A desestruturação econômica da Europa e destruição física quase incalculável em vários países envolvidos.

A grande oportunidade de abrangência de mercado internacional abraçada pelos Estados Unidos que expandiram sua economia; O massacre causado pelas bombas nucleares norte americanas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki no Japão; A consolidação da União Soviética como potência mundial Socialista.

A criação das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de manter a paz entre os países e estabelecer regras para o desenvolvimento; A construção do Muro de Berlim.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?