DicasFree.com » Mulher » Sangramento período fértil

Sangramento período fértil

Saiba tudo sobre os eventuais sangramentos que podem ocorrer quando a mulher está no período fértil.

     

Tudo o que envolve a saúde do sistema reprodutor da mulher, acaba criando inúmeras dúvidas, pois existem várias situações que ainda são desconhecidas e ainda podem ser facilmente associadas com outros problemas. Um dos momentos em que a feminilidade mais se enfatiza na vida da mulher é quando o seu corpo já está preparado para manter um período fértil, onde se tem a oportunidade de gerar uma nova vida.

O período Fértil

No período fértil que faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, o óvulo que foi criado é liberado aproximadamente nos 14 dias que antecedem a chegada do fluxo menstrual e se houver possibilidade, o mesmo pode ser fecundado. Ao ocorrer essa fecundação nas trompas, o óvulo deve se deslocar lentamente até chegar ao útero, onde se fixará para que a gravidez evolua corretamente, a esse processo de fixação dá-se o nome de nidação.

sangramento

O sangramento dentro do período fértil pode indicar o início de uma gravidez.

A nidação pode causar alguns sintomas, como leves cólicas, corrimentos de cor escura e também eventos de sangramentos curtos, podendo ser de cor escura ou mais clara. Esses dois eventos são naturais e ocorrem devido à pequenas descamações do endométrio, podendo surgir mais de uma vez nesse período. Portanto, o sangramento no período fértil acontece devido a fecundação do óvulo, ou seja, quando está inciando de fato uma gravidez.

Se o sangramento for de quantidade um pouco maior, pode se tratar de uma deficiência de progesterona, e precisa ser investigado imediatamente pelo médico, uma vez que essa seja uma característica de gravidez ectópica e até mesmo indícios de aborto. Se a mulher não apresenta uma gravidez, é possível que o sangramento esteja aligado ao uso de anticoncepcionais, seja oral, injeção e até mesmo adesivo.

Quando está no início do tratamento com esses contraceptivos, muitas mulheres podem apresentar pequenos sangramentos também chamados de “escape”, pois o organismo ainda está se adaptando com os hormônios. O mesmo ocorre quando o organismo já está muito acostumado com um determinado anticoncepcional, outra possibilidade de ocorre o sangramento no período fértil é quando se emenda a cartela do contraceptivo oral por 3 vezes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?