DicasFree.com » Mulher » Sangramento intermenstrual

Sangramento intermenstrual

O sangramento intermenstrual pode ter causas comuns e inofensivas, como também causas mais preocupantes. Saiba mais ao ler a matéria completa.

     

O sangramento menstrual, que na verdade se trata do resíduos descolados da parede do endométrio, ocorre sempre no fim de um ciclo menstrual. Qualquer sangramento vaginal fora dessa época pode indicar algum problema de saúde e a mulher tem que estar atenta e não deixar de lado caso perceba tal complicação.

Esses sangramentos fora do período determinado ou no meio de um ciclo são chamados de sangramentos intermenstruais. Os tipos de sangramento podem ser variados, assim como as causas para que esse quadro ocorra também.

Causas do sangramento intermenstrual

Normalmente, o sangramento intermenstrual vem em pequenas quantidades, sendo geralmente percebido por manchas rosadas no papel higiênico e em roupas íntimas. Mas isso não é uma regra. Esse sangramento pode vir em maiores quantidades dependendo de sua causa e da intensidade dessa.

Veja as causas para o sangramento intermenstrual (Foto: Reprodução)

Alguns fatores podem ser normais nesse sentido. Para se ter uma ideia melhor do caso, observe o dia em que o sangramento se inicia. Se for logo após o término da menstruação, o mesmo pode ser apenas o fim do ciclo, ou seja, os restos da própria menstruação. Se for entre dez e quatorze dias no ciclo, pode significar que a ovulação está acontecendo. Isso acontece porque os altos níveis de estrogêneo fazem com que uma leve camada do revestimento uterino se desfaça e resulte em um pequeno sangramento.

Outra causa comum pode ser os baixos níveis de progesterona fora do tempo. Esse hormônio entra em baixa durante a menstruação, porém, se há sangramentos dias antes da menstruação, isso pode significar uma deficiência na produção de progesterona, que pode levar a problemas de infertilidade e até mesmo abortos.

Outras causas

Lesões na abertura vaginal (causada em relações sexuais);

Infecções;

Gravidez ectópica;

Uso do método anticoncepcional DIU;

Fibroides ou pólipos uterinos;

Pílulas anticoncepcionais;

Cérvice inflamado;

Ressecamento vaginal (ocasionado na menopausa);

Câncer no colo do útero;

Para saber qual motivo real de um possível sangramento intermenstrual, deve-se consultar um médico ginecologista que avaliará, por meio de exames e uma bateria de perguntas sobre os sintomas, os motivos mais plausíveis em cada caso.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?