DicasFree.com » Saúde » Saiba mais sobre a temperatura basal

Saiba mais sobre a temperatura basal

Esclareça aqui no Dicas Free como funciona a temperatura basal, sua importância e como ela pode ajudar no processo de engravidar. Confira!

     

A temperatura basal é a medição da temperatura corporal no momento exato em que acordamos, antes da realização de qualquer tipo de atividade de movimentação. O corpo humano possui uma temperatura que varia de 35° a 36° C.

Principalmente em mulheres no período de ovulação, há um aumento significativo nessa temperatura de 0,3 a 0,5 C°. O mesmo é bastante usado como método contraceptivo, o que não lhe garante 100% de eficácia.

Serve especialmente para saber qual o momento da ovulação, lembrando que o artifício não substitui o preservativo, já que não tem poder de evitar uma gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis.

O meio mais eficaz de medição é o termômetro, através da boca ou embaixo da língua, também em regiões íntimas. Lembrando que nos primeiros dias do ciclo menstrual a temperatura costuma estar entre 36° a 36,5°C.

Temperatura Basal.
(Foto: Reprodução)

Após a ovulação, essa tende a subir para 37°C devido a liberação da progesterona, um dos principais agentes do ciclo menstrual.

Dica: Prefira aparelhos digitais para medição, além de menos incômodos podem memorizar a temperatura aferida diariamente.

Outro ponto importante, se você precisa saber sua temperatura basal, é extremamente indispensável que meça exatamente no momento em que acordar, antes de ir ao banheiro ou ingerir líquidos.

O acompanhamento diário serve para auxiliar mulheres que desejam engravidar, não é totalmente eficaz, requer paciência. Lembrando também que a temperatura varia de corpo para corpo.

Você precisará de um a dois meses para começar a interpretar a temperatura basal, com medição diária. Com o tempo verificará a variação e se certificará do aumento significativo ou não. Então estará pronta para engravidar!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?