DicasFree.com » Curiosidades » Rio Citarum Indonésia resumo

Rio Citarum Indonésia resumo

O Rio Citarum é um exemplo tanto de descaso público, como da influência antrópica na natureza. Entenda o motivo clicando no post.

     

Uma coisa é certa e dificilmente poderá ser negada: a industrialização é uma coisa boa. Por mais que possamos reclamar com inúmeras provas, argumentos, testemunhos e fatos históricos, você só está lendo isso na tela do seu computador devido a industrialização dos eletrônicos. Só está vestindo essa roupa devido a indústria têxtil, e talvez só tem esses alimentos disponíveis para o almoço devido a indústria alimentícia.

Os processos industriais mudaram a vida do homem. Graças a essas produções em larguíssima escala, pudemos ter acesso as mais variadas coisas e alimentos, algo que antes era impensável. Se no século XVII a alimentação era precária e problemática, no século XIX em diante, isso não representou mais problemas nos países que se industrializaram.

Indústria automobilística

Indústria automobilística

Apesar disso, os processos industriais tem um preço alto quando feitos sem responsabilidade por parte das empresas e do governo. Isso porque todo processo deixa resíduos que precisam ser lançados em algum lugar, geralmente em rios ou terrenos esquecidos. Quando esses resíduos não são tratados e são lançados de forma desregrada, o desequilíbrio ambiental pode ser assustador.

O Rio Citarum

No Brasil, o Rio Tietê é provavelmente o mais famoso em termos de poluição. Além de passar pela imensa região metropolitana do país, o Tietê recebe também diretamente a influência das indústrias ao redor. Apesar dos projetos de limpeza financiados pelo governo, em alguns lugares a visão pode ser um tanto caótica.

Mas quem se acostumou com o Tietê e acha que nada pode ser pior, está enganado. O Rio Citarum, na Indonésia, é um dos maiores exemplos de exploração desregrada do meio ambiente e descaso público no mundo. Podemos citar o surto de industrialização como o maior responsável pela poluição desse afluente.

Trecho do Rio Citarum

Trecho do Rio Citarum

O Rio Citarum, localizado na Ilha de Java, possui uma extensão de cerca de 300 km antes de desaguar no oceano. Há mais de 20 anos, antes do surto industrial na região, esse rio servia para o sustento de famílias que fixavam suas casas ao redor e vendiam os peixes que pescava. Hoje, essas pessoas ganham o pouco dinheiro catando o lixo que boia na superfície da água.

Em toda a sua extensão, o Citarum recebe o lixo doméstico de aproximadamente 9 milhões de pessoas, como também os resíduos industriais de mais de 300 fábricas. Foi considerado muitas vezes o rio mais poluído do mundo e essa situação fez com que o governo da Indonésia investisse alguns milhões de dólares para a limpeza do Citarum. Apesar disso, algumas partes do Citarum permanecem inconcebíveis.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?