DicasFree.com » Cirurgia » Rinoplastia

Rinoplastia

A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que pode redefinir a estética facial de uma pessoa. saiba mais sobre o procedimento cirúrgico aqui no Dicas Free. .

     

Desde a revolução industrial, a influência europeia nos continentes americanos foi intensificado. Com o desenvolvimento da propaganda e a divulgação dos padrões nobres e estéticos das realezas, os conceitos de beleza foram se redefinindo em cada situação. Não só a estética europeia nos foi inserida, mas também a miscigenação intensa, principalmente no Brasil.

Com o florescer da indústria cinematográfica, os conceitos de padronização de estética ficou ainda mais evidente. Passou a ser algo visível á grande massa, por meio de histórias e estilos das personagens que encantavam o público com suas performances. Desse fato, não só as roupas, mas o próprio corpo era importante para maior visibilidade social. Observa-se que, atualmente, o corpo ainda é importante na esfera social.

A Rinoplastia

Uma parte do corpo que incomoda muitas pessoas é o nariz. Desde o século XIX, cirurgias para alterar o aspecto estético do nariz já eram realizadas. Mesmo de forma bastante simples. Apesar disso, esse tipo de modificação corporal é feito há milhares de anos por diversas culturas em todas as partes do mundo. A modificação corporal poderia estar vinculada ás posições sociais, ao exercícios de diferentes funções, conquistas militares (fator de intimidação) e também par alcançar uma aparência culturalmente mais atraente em cada região.

A maior parte dos pacientes deseja modificar a ponta do nariz

A maior parte dos pacientes deseja modificar a ponta do nariz

Atualmente, a questão estética é o fator determinante que leva alguém á sala de cirurgia. Os avanços na área das cirurgias plásticas e disponibilidade do serviço, possibilitou que mais pessoas entrassem em contato com esse mundo da modificação corporal e arriscassem a mudar sua aparência natural á uma que lhes agradam mais.

Além do fator estético, a rinoplastia pode ser utilizada para a retirada de tecidos esponjosos que dificultam a respiração e que pioram as reações alérgicas como a rinite em pacientes com esses problemas. Esse tipo de cirurgia só pode ser feito quando a face da pessoa estiver completamente desenvolvida, ou seja, a partir dos 15 anos.

Como é feita?

A rinoplastia pode ser realizada no método fechado ou aberto. O método fechado tem a vantagem de um resultado mais natural, sem deixar nenhuma cicatriz aparente. Porém, é o método mais difícil e exige que o médico tenha muita experiência nesse tipo de procedimento. O método aberto pressupõe a abertura da pele para fazer as incisões e costuma ter um pós-operatório mais difícil.

A aparência do “novo nariz” fica a cargo do paciente, porém o cirurgião dirá o que é possível fazer em cada caso e dará dicas a partir das observações feitas. Com a utilização de softwares tridimensionais que utilizam fotos do paciente, é possível fazer projeções dos resultados da operação, mas não define exatamente como ficará.

Riscos, dificuldades e preços

Como qualquer operação, a rinoplastia contém alguns riscos que devem ser levados em consideração pelo interessado no procedimento. Há o risco de infecções hospitalares, sangramentos excessivos no pós-operatório, dificuldades na respiração e insatisfação, caso o resultado não seja o esperado pelo paciente.

Para realizar a cirurgia, o paciente deve se submeter a uma série de exames de sangue e até uma tomografia computadorizada para avaliar toda a estrutura nasal do mesmo.

O pós-operatório é um pouco complicado e  depende exclusivamente do paciente. Analgésicos serão administrados e o repouso absoluto durante os primeiros 7 dias deve ser respeitado. O paciente deverá evitar esforço físico por três meses. No entanto poderá voltar ao trabalho e as atividades costumeiras caso elas sejam mais simples.

Nos primeiros 30 dias após a operação, é perceptível o resultado da cirurgia em mais de 90%. O inchaço terá diminuído consideravelmente e as visitas ao médico deverão continuar para que ele avalie as condições da melhora do paciente. O preço de uma rinoplastia pode variar entre 3 a 7 mil reais, dependendo do tipo de procedimento cirúrgico e das mudanças que o paciente deseja.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?