DicasFree.com » História » República da espada e república oligárquica resumo completo

República da espada e república oligárquica resumo completo

Entenda as principais características da República da Espada e a República Oligárquica clicando no post.

     

O final do século XIX no país foi um período de grandes mudanças nos cenários políticos, econômicos e sociais. Durante o império, pudemos ver o primeiro surto de industrialização com o Barão de Mauá que trouxe ferrovias, o cabo de telégrafo submarino, navegação a vapor, melhoria na iluminação pública, entre outros.

Além disso, a Guerra do Paraguai ocuparia grande parte do tempo e atenção do imperador Pedro II. Os custos dessa empreita trariam algumas dificuldades econômicas ao Brasil e a imagem do imperador ficaria cada vez mais denegrida. Por fim, as pressões inglesas para a fim da escravidão tornavam-se cada vez mais intensas e o país teve de abolir gradualmente o trabalho escravocrata.

Proclamação da República

Proclamação da República (Foto: Reprodução)

Com a abolição da escravatura em 1888, o imperador Pedro II perde o apoio dos grandes latifundiários e fazendeiros que precisavam desse tipo de exploração de trabalho para assegurarem seus lucros. A instabilidade política, dificuldades econômicas e insatisfação popular fez com que o golpe da república fosse feito.

República da Espada

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclama a república no país, destituindo o império. Seria um governo ditatorial, porém sem amplos poderes ao exército brasileiro. Até que toda a estrutura política fosse ajustada ao novo modelo, o marechal assumiu o Governo Provisório até 1891.

Após esse período, a primeira constituição republicana, conhecida como a Constituição de 1891, foi elaborada. Nela declarava-se a República dos Estados Unidos do Brasil, com o sistema presidencialista e voto aberto para maiores de 21 anos (exceto mulheres, praças, analfabetos, mendigos), com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e com o Estado separado da Igreja Católica.

Durante a república da espada, houve repressão aqueles que eram favoráveis a volta da monarquia. Também houve um incentivo maior a industrialização do país, atraindo a consolidação de empresas.

República Oligárquica

Essa república de inicia em 1894, onde o primeiro presidente civil assume o país. Os partidos PRP (Partido Republicano Paulista) e o PRM (Partido Republicano Mineiro) exerciam o maior poder sobre o cenário político do Brasil, alternando-se no poder. Essa política ficou conhecida como Política do Café com Leite.

Nessa república algumas mudanças ocorreram como o voto secreto e o incentivo pesado no setor da agricultura no país, privilegiando o sudeste e sul nas lavouras de café. As outras regiões do país sofreram uma espécie de abandono político e tiveram os problemas sociais intensificados.

O fim da República Oligárquica se daria no golpe de 1930, dando espaço a uma nova era política, econômica e social no país: a Era Vargas.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?