DicasFree.com » Doença » Remédio de prevenção do HIV

Remédio de prevenção do HIV

A prevenção da contaminação do vírus HIV começa no uso de preservativo no momento das relações íntimas, porém, foi lançado recentemente nos EUA, uma pílula preventiva capaz de diminuir o número de infecções que podem ser adquiridas.

     

Autoridades dos Estados Unidos da América chegaram a aprovar um medicamento inédito capaz de prevenir a infecção pelo vírus HIV. Denominada de Truvada, a droga poderá ser utilizada por pessoas que estejam no grupo de risco ou aquelas que mantenham relações íntimas com parceiros classificados como soropositivos.

A Agência Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) que anunciou a aprovação do Truvada, fruto do trabalho e pesquisa do laboratório Gilead Sciences, que ocorreu devido a eficácia de diminuição do contágio de aproximadamente ocorreu devido repercussão positiva sobre o estudo que comprovou a diminuição do risco de contágio da aids de 44% a 73%.

O Truvada é um remédio que gerou resultados excelentes para eximir as probabilidades de se adquirir infecções de HIV, porém o mesmo deve ser utilizado na profilaxia prévia à exposição, associada a hábitos seguros no que se diz respeito a relação íntima, que recomenda-se serem realizadas com uso de preservativos, uma forma de evitar o acúmulo de infecções.

A Truvada é a primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.

Como se trata de um medicamento forte, o Truvada pode provocar efeitos colaterais como diarreias, vômitos, tontura e náuseas. Em alguns casos também pode haver perda óssea, alteração da função renal e ainda intoxicação do fígado. Disposto no mercado a droga deve ser vendida formalmente pelo laboratório seguindo as condições estabelecidas pelo órgão FDA.

A droga já fazia parte da profilaxia contra a doença, no Brasil apesar de ter sido registrada pela ANVISA não foi incluída o uso do Truvada no tratamento de soropositivos, pois de acordo com o Ministério da Saúde, não havia necessidade de incluir o medicamento no coquetel distribuído no país por existirem drogas semelhantes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?