DicasFree.com » Biologia » Reino Monera Resumo Completo

Reino Monera Resumo Completo

O reino monera pode ser para muitos, um dos reinos mais interessantes na classificação biológica. Saiba mais sobre ele clicando no post.

     

Devido a grande variedade dos seres vivos, a Biologia, ciência que estuda a vida e os seres vivos, dividiu de modo geral cada os tipos de seres vivos em grandes “reinos” para facilitar o estudo e o entendimento dos mesmos. Um desses grandes reinos é o Monera, o qual nos ocuparemos nesse artigo.

Reino monera e seus compostos

O Reino Monera é composto pelas bactérias, arquibactérias e cianobactérias. Em geral, as bactérias sobrevivem em todos os habitats e ambientes de nosso planeta, e são de muta importância para os processos químicos naturais como o apodrecimento da matéria, por exemplo.

Bactérias - Reino Monera

Bactérias – Reino Monera

Seres do Reino Monera

As bactérias são essencialmente seres vivos de construção biológica simples, sendo unicelulares e possuindo célula procariótica, ou seja, sem um núcleo definido. Acredita-se que esses tenham sido os primeiros seres a surgirem em nosso planeta. Para se alimentar, as bactérias podem ser heterotróficas e autotróficas.

Heterotróficas

As heterotróficas buscam o alimento em outros seres e por isso podem ser bactérias parasitas, muitas vezes não prejudicando o ser (bactérias da flora intestinal por exemplo) e as vezes causando doenças e a morte. Também podem conseguir o alimento na decomposição de matéria orgânica.

Autotróficas

As autotróficas sintetizam o seu próprio alimento por meio de processos chamados fotossíntese e quimiossíntese. No assunto de reprodução desses seres, também pode ocorrer os dois tipos, assexuada e sexuada.

Reprodução assexuada e sexuada

Na reprodução assexuada (que corresponde a maioria das bactérias), esses seres minúsculos duplicam o DNA e originam outra bactéria por divisão celular, cissiparidade ou bipartição. Esse processo é com certeza o mais rápido, podendo ocorrer em até 20 minutos em condições favoráveis.

Quando a bactéria tem reprodução sexuada, isso envolve trocas de DNA de uma para outra. Isso acontece quando uma bactéria fornece fragmentos genéticos para outra, que os recombina com o seus e os transfere para as células filhas que serão resultado de divisão celular.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?