DicasFree.com » Biologia » Reino dos fungos caracteristicas e classificação

Reino dos fungos caracteristicas e classificação

O Reino Fungi representa uma grande e variada parcela de seres da natureza que se diferenciam muito dos outros. Saiba como distingui-los aqui no Dicas Free.

     

O Reino Fungi ganhou essa classificação própria por se diferenciar tanto de outros animais. Antes, a própria ciência o tinha classificado como vegetais, porém investigações mais profundas revelaram diferenças criteriosas que seriam o suficiente para enquadra-lo em outro reino biológico.

Cogumelos

Cogumelos

Os fungos são conhecidos simplesmente como cogumelos, bolores e leveduras. Existem mais de 70 mil espécies catalogadas desses animais e suas diferenças com as plantas começam a nível celular. Os fungos não possuem clorofila e não possuem função fotossintetizante. também não possuem parede celular de celulose e a presença de quitina, também presente em outros animais, os afasta ainda mais das plantas.

Reprodução dos Fungos

Os fungos podem se reproduzir sexuadamente e assexuadamente. Considerando que sexuadamente seja apenas a emissão de material reprodutor para outro indivíduo.

A maneira mais comum de reprodução é pela emissão de esporos. Os esporos são pequenas partes dos fungos que contém material genético suficiente para que outro indivíduo se desenvolva em condições favoráveis. Esses esporos são carregados pelo vento e transportados para outros fungos ou para as redondezas.

Alimentação dos Fungos

Como os fungos não possuem função fotossintetizante, não são capazes de produzir o próprio alimento. Dessa forma, é necessário encontra-lo em outros seres da natureza.

Quando o fungo é decompositor, ele retira tudo o que pode da matéria orgânica do animal ou planta morta, acelerando o processo de decomposição do mesmo. Quando parasitas, aproveitam-se de um organismo vivo e geralmente trazem doenças e complicações que podem leva-lo a morte.

A outra maneira de alimentação dos fungos se baseia uma relação vantajosa tanto para o fungo, tanto para o ser em que ele está associado. Essa relação recebe o nome de mutualismo, onde um não prejudica o outro e a sobrevivência é garantida. As cianobactérias são as mais comuns no mutualismo com os fungos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?